Outros

Goiás analisa o último exercício e estabelece metas para 2013

Ocupando hoje o quarto lugar, Goiás figura excelente posição no ranking nacional de investimentos do Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) e os números não param de crescer


Publicado em: 27/11/2012 às 19:50hs

Goiás analisa o último exercício e estabelece metas para 2013

Até o final de outubro já foram investidos em Goiás, por meio de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e Banco do Brasil (BB), 190 milhões de reais dos 3,4 bilhões em recursos disponibilizados para todo o Brasil que deve atender 23 Estados que participam do Programa. Figuram nas primeiras posições São Paulo, Minas Gerais e Paraná, respectivamente.

Para aprofundar as analises e discussões sobre o Programa no Estado, será realizado na próxima terça-feira, às 14h30, na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás (Seagro) reunião entre membros do comitê gestor e operacional do ABC em Goiás para apresentar o plano de ação do Programa para os próximos meses. À ocasião também será apresentado uma retrospectiva das ações desenvolvidas no Estado e suas evoluções. O presidente do Comitê, secretário de Estado da Agricultura, Antônio Flávio Camilo de Lima recebe os diretores das instituições que participam do Programa assim como os técnicos que estão elaborando o Plano de Ação.

O Programa ABC celebrou esse ano em Goiás 405 contratos. Para tanto foram desenvolvidos oito cursos em diferentes partes do Estado que capacitaram cerca de 450 técnicos multiplicadores que tem como tarefa divulgar o Programa e colocar suas técnicas em prática. O trabalho desenvolvido tem sido frutificado principalmente ao analisar a dissipação das técnicas realizadas. Atualmente dentre as técnicas mais usadas estão recuperação de pastagens degradadas, recuperação de áreas degradadas ( Área de Preservação Permanente e Reserva Legal ), sistema de plantio direto, Integração Lavoura e Pecuária (ILP) e Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF).

Nos pólos de desenvolvimento dessas tecnologias, as regiões Sudoeste, Sul, Estrada de Ferro e Planalto, tem sido realizada um trabalho com mais intensidade devido a maior adesão dos produtores. No entanto há técnicos capacitados em todas as regiões administrativas da Agência de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária do Estado de Goiás (Emater-Go) visto que os cursos são ministrados para membros da extensão rural, iniciativa privada, Organizações Não Governamentais (ONGs), associações de produtores e cooperativas.

O Assessor do Ministério da Agricultura (Mapa), Derli Dossa, esteve presente em Goiânia para o lançamento da Expedição Safra 2013 na ultima terça-feira,20, e aproveitou a ocasião para elogiar Goiás, que foi o primeiro Estado a colocar o Programa em prática e realizar os treinamentos para os agentes multiplicadores. Dossa também salientou que os juros dos financiamentos oferecidos para a realização do Programa já são extremamente baixos e o objetivo é abaixá-los ainda mais, fazendo com que o juro final chegue a 5%.

Copenhagen

No final de 2009, a cidade dinamarquesa de Copenhagen sediou uma das mais importantes convenções de mudanças climáticas já realizadas, a COP-15. Entre os pontos acordados para o Brasil, que foi incluído no grupo dos países que deveriam estabelecer ações voluntárias para mitigar a emissão e gases poluentes, estava a redução das emissões entre 36% e 38,9% até 2020. Essa ação resulta na economia de um bilhão de toneladas de Gás Carbônico (CO2). Para alcançar esse número diversas metas foram propostas e algumas técnicas agrícolas deveriam ser fortalecidas, entre elas a recuperação de pastagens degradadas, a ILPF, e o plantio direto, técnicas essas já previamente desenvolvidas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (Seagro).

Para reduzir as emissões de carbono e atingir as metas estipuladas na COP 15 foi desenvolvido pelo grupo técnico, composto por representantes federais, o Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas visando à consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura.

Fonte: Governo do Estado de Goiás

◄ Leia outras notícias