Publicado em: 22/10/2012 às 16:10hs
Nesta segunda-feira (22), terá início o Giro AMPA, que constará de treinamento sobre legislação fiscal e tributária do algodão em Mato Grosso e palestra de divulgação do Sistema de Informações de Negócios com Algodão em Pluma (Sinap). O evento acontecerá em Cuiabá e em cinco cidades do interior do estado para atender aos Núcleos Regionais da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão.
O público-alvo é formado por colaboradores dos departamentos fiscal, contábil e comercial das empresas associadas à AMPA, cooperativas de cotonicultores e produtores associados. O Sinap é um sistema escritural, mantido pela Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), com a finalidade de registrar ou cadastrar os negócios com algodão em pluma efetuados entre compradores e vendedores dessa commodity.
O novo processo de lançamento de dados do Sinap começará a ser apresentado aos cotonicultores mato-grossenses em Sorriso (veja a agenda completa) por meio da palestra “Informações e Negócios – Conheça o Sinap”, a cargo do gerente de Operações de Mercados Físicos da BBM, Cesar Henrique Bernardes Costa. Em seguida, acontecerá o treinamento sobre legislação fiscal e tributária do algodão em Mato Grosso, sob a responsabilidade de Stefania Pasqualotto, analista de assuntos tributários, e Renato Olivo de Souza, assessor jurídico da AMPA. O diretor executivo da AMPA, Décio Tocantins, também participará do Giro AMPA em todas as suas etapas. O Giro AMPA será encerrado em Primavera do Leste, no próximo dia 30.
Confira aqui o calendário completo:
Sobre o Sinap – este mês, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e as associações estaduais iniciaram uma série de palestras sobre o funcionamento do novo processo de lançamento de dados do Sinap. “Vamos levar uma equipe até os produtores para que eles aprendam a utilizar o sistema e entendam importância do registro das informações”, diz o presidente da Abrapa, Sérgio De Marco.
A nova ferramenta do Sinap foi desenvolvida em parceria entre a Abrapa, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) e a BM&F Bovespa. O sistema permitirá consolidar em um banco de dados todos os negócios de algodão em pluma do mercado interno, importação e exportação. “É uma ferramenta muito importante e que deve servir de exemplo às demais cadeias”, diz o diretor da BM&F, Ivan Wedekin.
Para o produtor de algodão que efetuar venda direta, sem corretor, a Abrapa será responsável pelo pagamento dos registros de negociação. O custo será de 0,05% sobre o valor do negócio cadastrado. A medida visa aumentar a adesão do número de registros de negociações feitas pelos produtores diretamente com os compradores no novo Sinap.
“Queremos que o produtor registre suas informações de compra e venda, por isso a Abrapa se comprometeu a pagar pela inscrição dos negócios no Sinap. O novo sistema busca ter 100% das negociações registradas, o que é importantíssimo para termos uma visão de futuro do comércio de algodão. De posse desses dados, o produtor terá parâmetros para seus negócios e também teremos números mais confiáveis para poder cobrar políticas públicas para nosso setor”, explica De Marco.
Hoje, apenas cerca de 35% das negociações são feitas via corretores credenciados junto à BBM. Os produtores podem acessar o Sinap pela página inicial do site da Abrapa (www.abrapa.com.br).
Fonte: AMPA - Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão
◄ Leia outras notícias