Outros

Fungicida mostra eficácia e sinergia com outros ativos no controle de requeima na bataticultura

Doença é a principal da cultura e encontrada em todo o mundo; aplicações para manejo eficaz devem ser preventivas ante condições favoráveis ao fungo


Publicado em: 20/03/2024 às 10:00hs

Fungicida mostra eficácia e sinergia com outros ativos no controle de requeima na bataticultura

Conforme a área técnica da Sipcam Nichino Brasil, o fungicida Zetanil®, do portfólio da companhia, segue na posição de alternativa estratégica e de custo-benefício competitivo para o produtor de batata controlar à requeima (Phytophtora infestans). De acordo com o engenheiro agrônomo Marcelo Palazim, da área de desenvolvimento de mercado, a doença constitui a principal da cultura no mundo, e, não contida eficazmente, tende a destruir por inteiro uma lavoura, em poucos dias.

Segundo o agrônomo, a requeima encontra condições ambientais favoráveis mediante baixas temperaturas e alta umidade do ar. Ele acrescenta que o controle da doença deve ser preferencialmente preventivo. “Recomendamos a aplicação de Zetanil® e, eventualmente, sua rotação com outros fungicidas, tão logo se estabeleça o cenário climático propício à disseminação do patógeno Phytophtora infestans”, diz Palazim.

“A manifestação da requeima se inicia nas folhas mais novas, surgem manchas e caules escurecem. Quando chega à batata, ao tubérculo, lesões escuras da polpa, de dimensões elevadas, ficam expostas”, ele explica.

Palazim informa ainda que Zetanil® é descrito como um fungicida de ação sistêmica, protetora e não causa ‘estresse’ às plantas. “Foi desenvolvido em formulação líquida, equilibrada, visando a facilitar o manuseio e a aprimorar sinergias no manejo de resistência da doença envolvendo outros ativos.”

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Fonte: Sipcam Nichino Brasil

◄ Leia outras notícias