Publicado em: 23/04/2012 às 08:50hs
A FT Sementes esteve mais uma vez presente, demonstrando suas variedades de feijão e soja, ouvindo os produtores e levando orientações importantes para obter melhores resultados com suas sementes.
Das suas variedades de feijão, a empresa apresentou a FTS 65 do grupo carioca e duas cultivares do grupo preto:
- FTS Soberano: com porte alto e ereto permite a colheita mecanizada, possui sistema radicular agressivo e tolerância aos fungos de solo e às principais raças de antracnose;
- FTS 41: cultivar de excelente potencial produtivo, suas plantas apresentam notável desenvolvimento vegetativo com guias médias e longas. A cultivar tem tolerância aos fungos causadores da murcha de fusarium e à antracnose.
Sendo todas as três variedades aprovadas pelos consumidores pelo sabor, rápido cozimento e caldo denso.
Dentre as cultivares de soja expostas, uma dela foi a FTS Mauá RR, cultivar de hábito de crescimento indeterminado e ciclo precoce, com grupo de maturação 6.0. Sua planta possui altura desejável e arquitetura que permite excelente aeração e penetração de luz, resultando em uma maior tolerância à podridão de esclerotínia (mofo branco), conforme resultados de testes realizados em parceria com o USDA, nos Estados Unidos. A FTS Mauá RR pode ser plantada a partir de 25 de setembro sendo recomendada para esta época uma densidade de plantio de 240.000 plantas/ha.
Outra variedade demonstrada no dia de campo foi a FTS Arapoty RR. De crescimento tipo indeterminado, tem alcançado excelentes níveis de produtividade em condições de estresse hídrico. “A FTS Arapoty RR pode ser utilizada para abertura de plantio, pertence ao grupo de maturação 6.1, ciclo precoce, permitindo assim o plantio do milho safrinha. Além disso, apresenta um baixo fator de reprodução a nematóides (Pratylenchus), podendo ser semeada em áreas onde o problema existe” destaca o Dr. Marcos Kamikoga.
Muitos dos produtores presentes no dia de campo testemunharam os excelentes resultados e demonstraram sua satisfação com a cultivar FTS Campo Mourão RR. Isso mostra, mais uma vez, que quem já plantou aprova esta variedade devido a sua elevada produtividade e estabilidade nas mais diversas condições de clima e solo. A FTS Campo Mourão RR permite plantio a partir de 25 de setembro e possui sistema radicular vigoroso o que confere maior tolerância à seca e a solos ácidos.
Também estava exposta a tão aguardada FTS Ibyara RR, que chamou a atenção dos produtores pela visível carga de vagens sustentada pela planta, fazendo do seu plantio ótima opção para quem busca alta produtividade. A FTS Ibyara RR tem hábito de crescimento determinado, é resistente ao acamamento e possui um sistema radicular bem sadio, tolerante às principais doenças de solo. A tecnologia Roundup Ready ® está presente na FTS Ibyara RR, aliado à sua precocidade, com grupo 5.9 de maturação, conferem à cultivar os benefícios de agilidade e praticidade no manejo da lavoura, tendência dominante no mercado atualmente.
Fonte: FT Sementes
◄ Leia outras notícias