Outros

FÓRUM AGRONÔMICO: Controle de plantas daninhas foi um dos temas discutidos no evento

O controle de ervas daninhas resistentes a herbicidas foi o tema de maior repercussão e debates durante o Fórum Agronômico promovido pelo Sistema Ocepar


Publicado em: 21/09/2012 às 10:50hs

FÓRUM AGRONÔMICO: Controle de plantas daninhas foi um dos temas discutidos no evento

O controle de ervas daninhas resistentes a herbicidas foi o tema de maior repercussão e debates durante o Fórum Agronômico promovido pelo Sistema Ocepar, na Associação Recreativa Lar, em Medianeira, na última terça-feira (18/09), com a presença de 80 profissionais da assistência técnica de 18 cooperativas paranaenses e aberto pelo presidente da Cooperativa Lar, Irineo da Costa Rodrigues. “Neste tópico as discussões foram com relação ao controle da buva e do capim amargoso, que tornaram-se resistentes ao glifosato devido ao uso contínuo e a falta de rotatividade de princípios ativos e principalmente rotação e manejo de plantios no Paraná”, conta o pesquisador da Embrapa Soja, Dionísio Gazziero, que conduziu o debate sobre o tema com os agrônomos das cooperativas visando estabelecer uma recomendação para o controle das ervas daninhas.

Adapar - Por isso, a Ocepar também convidou a participar do evento o engenheiro agrônomo da Adapar/PR, Alan Pimentel, que tratou do cadastro de agrotóxicos no Paraná para controle do capim amargoso. “Nós achamos importante que a Adapar possa estabelecer uma sistemática via receituário agronômico para que seja possível recomendar a utilização de alguns herbicidas em pré-emergência para facilitar o controle das plantas daninhas, uma vez que atualmente o herbicida, no caso o Select, para o controle do capim amargoso, está registrado e cadastrado somente para uso em pós emergência”, explicou o analista técnico e econômico da Ocepar, Robson Mafioletti.

Clima - Outro tema discutido no Fórum Agronômico foi o prognóstico climático para a safra 2012/13, em que o palestrante do Inmet/Mapa, Luiz Renato Lazinski, frisou que o Brasil está sob a influência do fenômeno climático “El Niño” e que as chuvas devem começar a partir do final de setembro e serem regulares e bem distribuídas para a safra de verão. Lazinski comentou que nos próximos dias haveria a possibilidade de ocorrência de geadas em algumas regiões do Estado em decorrência de uma frente fria, o que se confirmou já na madrugada desta quinta-feira (20/09), com registros de geadas em alguns municípios do Sul do Estado.

Zoneamento e Código Florestal  - Já o coordenador geral do Zoneamento Agrícola do Mapa, Gustavo Bracale falou sobre a proposta de zoneamento agrícola do Mapa para as próximas safras, com a inclusão do conceito de municípios e regiões prioritárias para o zoneamento e seguro rural. Na sequência, o assessor a área de meio ambiente da Ocepar, Sílvio Krinski, apresentou as últimas informações sobre o Código Florestal, com as principais mudanças em relação a legislação anterior.

Outros temas - Durante o evento, a Ocepar também apresentou alguns assuntos de interesse das cooperativas, como o comunicado do Ibama sobre proibição de inseticidas, participação dos profissionais no Crea/PR, zoneamento agrícola da soja e novidades do plano agrícola e pecuário 2012/13. “A avaliação do evento foi positiva e permitiu a integração das cooperativas para discutir assuntos de interesse comum”, concluiu o gerente técnico e econômico da Ocepar, Flávio Turra.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA OCEPAR/SESCOOP-PR

◄ Leia outras notícias