Publicado em: 28/03/2012 às 17:40hs
A abertura oficial acontece às 19h de quarta-feira (11/4), logo após desfile temático no centro da cidade, e terá a presença do presidente da Emater/RS, Lino De David. De acordo com a programação, várias oficinas de culinária serão realizadas, às 14h30 e às 19h, como bolo e cuca de aipim, rosquinha de liquidificador e batida de aipim, e chico balanceado. Haverá ainda concurso de maior pé de aipim e de descascamento, além de gincana de jogos rurais. No caso da tapioca, feita com a fécula da mandioca, as oficinas serão realizadas somente na quinta-feira (12/4). A ExpoCruzeiro acontece das 9h às 22h, encerrando com shows.
“No ano passado, a lazanha de aipim foi um sucesso, assim como o suco feito com esse tubéculo”, diz o presidente da festa, Milton Leidens que, ao lado do prefeito Rudimar Müller, da vice-presidenta da feira, Patrícia Miranda, e da corte, visitaram a Emater/RS-Ascar. Para Patrícia, a Emater/RS-Ascar tem papel fundamental no preparo das receitas, promovendo oficinas de aproveitamento integral dos alimentos.
O presidente da Emater/RS ressalta a importância do resgate gastronômico. “A destruição das culturas locais e regionais é um dos problemas que provocam a fome no mundo. Para reduzi-la, nosso desafio é recuperar a atividade econômica e receitas tradicionais, como as feitas com aipim, de origem tupi-guarani”, observa De David, que destaca a diversidade cultura e étnica no RS, “importantes para o desenvolvimento do Estado”.
O município de Cruzeiro do Sul é o maior fornecedor de aipim in natura para a Ceasa de Porto Alegre. A engenheira agrônoma e chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Carmem Fransozi, destaca que em torno de 400 agricutlores do município cultivam 750 hectares com aipim, atingindo uma produtividade de 10 a 12 toneladas de aipim por hectare, o que totaliza uma produção de 7.500 toneladas por safra. “Nossa produção é estável”, diz.
Os eventos são realizados pela Prefeitura, Associação ExpoCruzeiro, Emater/RS-Ascar e Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias