Publicado em: 17/05/2012 às 15:40hs
O cultivo do feijoeiro comum e do milho safrinha serão os temas principais do evento, que ainda discutirá os fatores limitantes da produtividade média da soja em Mato Grosso na safra 2011/2012.
As inscrições para o dia de campo são gratuitas e começarão a ser feitas na fazenda, a partir das 7h30. Às 8h terá início o caminhamento por um circuito formado por cinco estações técnicas montadas em meio à Unidade de Referência Tecnológica. No local, há sete anos está instalado um trabalho de integração lavoura-pecuária e há dois anos foi montado um sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) visando a ovinocultura como componente animal.
Na primeira estação serão apresentadas as características e recomendações técnicas para os materiais BRS de milho disponíveis para Mato Grosso, a cultura do milho na integração Lavoura-Pecuária-Floresta e o manejo das pastagens de safrinha dentro da iLPF.
As tecnologias empregadas no manejo fitotécnico do feijoeiro comum e o desempenho agronômico das cultivares de soja Coodetec implantadas na iLPF serão o tema da segunda estação.
Já na terceira parada, pesquisadores discutirão o desempenho do milho BRS na safrinha 2012, a produção do feijoeiro comum no médio-norte matogrossense, sob cultivo de safrinha e ainda será apresentada a disponibilidade de sementes BRS de forrageiras para Mato Grosso.
A implantação e condução dos consórcios de safrinha 2012 dentro da iLPF será apresentado na quarta estação, que também destacará o componente florestal do sistema integrado de produção. O manejo e desenvolvimento do eucalipto e do mogno africano, espécies florestais implantadas na fazenda e as perspectivas do mercado futuro destas espécies florestais serão discutidas pelos palestrantes.
Na quinta e última estação, pesquisadores da Embrapa das áreas de solo, clima e doenças farão uma discussão sobre os principais fatores limitantes da produtividade média da soja no Estado do Mato Grosso no ano agrícola 2011/2012.
O 12º Dia de Campo da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta na fazenda Dona Isabina conta com a participação da Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Agrossilvipastoril, Embrapa Produtos e Mercado e Embrapa Milho e Sorgo.
Fonte: Embrapa Agrossilvipastoril
◄ Leia outras notícias