Outros

Expedição Safra encerra 6ª edição e divulga dados em Londrina

Após percorrer lavouras dos Estados Unidos, Argentina, Paraguai e dos 12 principais estados produtores de soja e milho no Brasil, equipe divulga dados do levantamento do ciclo 2011/12


Publicado em: 04/04/2012 às 18:10hs

Expedição Safra encerra 6ª edição e divulga dados em Londrina

A Expedição Safra 2011/12, levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos, encerra oficialmente os trabalhos nesta quinta-feira, dia 05, em Londrina, durante o Fórum do Trigo.  A equipe acompanhou, do plantio a colheita, a produção de soja e milho em 12 estados brasileiros, que concentram mais de 80% da produção de soja e milho, e percorreu lavouras das América do Norte e América do Sul. O resultado desse trabalho são dados técnicos e de mercado que servem de base para estudos e análises sobre as tendências do agronegócio no Brasil e no mundo.

O resultado de cerca de sete meses de trabalho in loco será divulgado pelo gerente de agronegócio da Gazeta do Povo e coordenador da Expedição, Giovani Ferreira, que explica que os estudos elaborados pelo projeto consideram as variáveis da cadeia produtiva como clima, mercado, tecnologia, infraestrutura, oferta e demanda mundial. “O objetivo do projeto é desenhar um amplo panorama sobre as atividades que compõem o agronegócio, fornecendo informações que auxiliam na tomada de decisão em qualquer ponta da cadeia produtiva.”

Entre os pontos que serão abordados nesta quinta-feira estão as estimativas de safra no Brasil, a quebra de produção nos países vizinhos, preços no mercado internacional e as tendências do agronegócio diante desses cenários.

Só no Paraná, a Expedição Safra realizou duas viagens pelo interior do estado na etapa colheita e, de acordo com o levantamento da equipe, apesar das duas estiagens registradas desde novembro do ano passado, o estado vai colher 17,42 milhões de toneladas nesta safra de verão entre milho e soja. As perdas são de 17,8% (3,78 milhões de toneladas) na comparação com a safra recorde do ano passado, quando a oleaginosa e o cereal atingiram 21,20 milhões de toneladas

A Argentina, por exemplo, vive uma séria quebra na produção. De acordo com levantamento realizado pela Expedição Safra, inicialmente a safra de soja iria alcançar 53 milhões de toneladas, no entanto, com a seca que atinge o país desde o início de dezembro, a estimativa de produção caiu para 44,7 milhões de toneladas. A redução da safra do milho, também por causa da estiagem, chega a quase 20%, e, a estimativa é que a Argentina colha no máximo 21,5 milhões de toneladas do grão.

Entre os destaques do trabalho de campo está a rodada pelo  MaToPiBa, região encravada no Cerrado brasileiro composta pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Apesar dos problemas de infraestrutura, a região avança na produção de grãos e se consolida como a mais nova e mais competitiva fronteira agrícola do Brasil. Na última temporada, a Expedição Safra apontou que esses estados produziram 11% a mais de soja e milho do que na safra anterior, crescimento surpreendente a considerar que o aumento médio nacional foi de 8,5% para soja e de cerca de 3% no milho.

China:

Nesta edição o projeto ainda estende seu roteiro e segue até a Ásia. O objetivo é explorar a produção e as tendências de consumo da China. “Apesar da importância enquanto mercado consumidor, o país ainda é um grande desconhecido do agronegócio brasileiro”, afirma o coordenador da Expedição. A China é o maior importador mundial e o principal comprador da soja brasileira. “Na safra atual eles devem buscar no mercado internacional algo em torno de 60 milhões de toneladas de soja”, relata Ferreira.

Fórum do Trigo:

O Fórum do Trigo é uma parceria entre a Cooperativa Integrada, Sociedade Rural do Paraná e o Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo. O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, o secretário de Política Agrícola do Mapa, Caio Rocha, e o pesquisador da Embrapa Trigo Sérgio Dotto são alguns dos participantes do evento que irá discutir os rumos dessa cultura de inverno no Brasil. Será realizado ainda um painel com a presença de várias autoridades do agronegócio, entre eles Norberto Ortigara, secretário de Agricultura do Paraná, João Paulo Koslovski, presidente da Ocepar, Gustavo Andrade e Lopes, presidente da Sociedade Rural do Paraná, e Carlos Murante, presidente da Cooperativa Integrada.

Mais informações acesse: www.expedicaosafra.com.br/rallyceagro

Fonte: CNC COMUNICAÇÃO

◄ Leia outras notícias