Outros

Expedição Safra 2012/13: Largada da 2ª fase ocorre no Marco Zero do Plantio Direto

Primeiro evento da etapa colheita foi realizado na Fazenda Agripastos, do produtor de Nonô Pereira, considerado o pai do sistema no Brasil


Publicado em: 18/01/2013 às 10:00hs

Expedição Safra 2012/13: Largada da 2ª fase ocorre no Marco Zero do Plantio Direto

Ontem quarta-feira (16) produtores de grãos e representantes da cadeia produtiva se reuniram na Fazenda Agripastos, em Palmeira-PR, para o primeiro evento técnico da Expedição Safra em 2013. O evento marcou a retomada dos trabalhos de campo do projeto que volta para a estrada para confirmar as estimativas lançadas no final do ano passado de que o Brasil tem potencial para produzir 185 milhões de toneladas de grãos no ciclo 2012/13. O volume representa 20 milhões de toneladas adicionais à temporada anterior.

O encontro foi realizado na propriedade de Nonô Pereira, um dos percursores da técnica de plantio direto no Brasil na década de 1970 e um dos maiores nomes da agricultura no país. Dezenas de produtores da região e autoridades como o presidente do Iapar – Instituto Agronômico do Paraná, Florindo Dalberto, o deputado federal e ex-ministro da Agricultura Reinhold Stephanes e o presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Luiz Lucchesi, participaram do evento. O produtor rural Ely de Azambuja Germano Neto, de Arapoti –PR,  proprietário da Fazenda Mutuca, que atinge recordes de produção de soja com 6 toneladas por hectare, enquanto a média nacional fica em torno de 4 toneladas, também marcou presença.

Os participantes fizeram uma breve visita ao marco zero da fazenda, onde teve início o plantio direto da propriedade. Em seguida participaram de uma palestra com o coordenador da Expedição Safra e gerente de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira, que falou sobre as tendências do setor para este ciclo e sobre as próximas etapas do projeto. De acordo com ele, a Expedição é uma ferramenta de geração de conteúdo. “Trabalhamos com tendências e fornecemos dados que podem ser úteis na tomada de decisão de toda a cadeia produtiva”, explicou,

O presidente do Iapar, Florindo Dalberto, ressaltou a importância do projeto afirmando que a agricultura é hoje um dos pilares da economia e que o segmento necessita de iniciativas como a Expedição Safra para obter informações de qualidade. Após o lançamento, duas equipes do projeto já pegaram a estrada para percorrer os principais estados produtores de soja e milho do país. Nesta fase foram incluídos novos trechos no roteiro, como a visita aos estados do Pará e Rondônia, e uma visita técnica a Índia no final da colheita no Brasil.

Até o final da sondagem, seis equipes rodarão o Brasil para trocar informações com produtores, cooperativas, traders e lideranças do setor. Do plantio à colheita, a Expedição Safra faz um giro de 65 mil quilômetros por 14 estados brasileiros e pelas regiões produtoras da Argentina, Paraguai e Estados Unidos.

Sobre a Expedição Safra

Na estrada desde o ciclo 2006/07, a Expedição Safra realiza um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. A sondagem periódica ocorre em 14 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai e Argentina. Para ampliar a discussão de mercado, nas últimas duas safras os técnicos e jornalistas estenderam o trabalho de campo com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França) e China. E, nesta temporada, desembarcam na Índia. Desenvolvida pela Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), na edição 2012/13 a Expedição conta com apoio técnico da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Toyota e apoio institucional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com patrocínio do grupo Ceagro/LosGrobo, Governo do Paraná, New Holland, Caixa, UPL/DVA, Intacta RR2 PRO e Seara. Mais informações: www.expedicaosafra.com.br.

Fonte: CNC COMUNICAÇÃO

◄ Leia outras notícias