Outros

Ex-alunos fornecem alimentos para a merenda escolar

Cerca de cinco meses após a finalização do curso de Olericultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR MINAS) em Mariana, já é possível identificar importantes resultados para os ex-alunos


Publicado em: 08/05/2013 às 13:00hs

Ex-alunos fornecem alimentos para a merenda escolar

Dez produtores rurais que participaram do curso formaram a Associação de Agricultores Familiares de Goiabeiras e Região e, nessa segunda-feira (06), fizeram a primeira entrega de alimentos para a merenda das escolas públicas do município. Eles são um dos exemplos de sucesso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), mostrando a consolidação da proposta de incentivar a qualificação profissional e o empreendedorismo rural.

Os produtores se organizaram em grupos, sendo que cada conjunto de pessoas trabalha em uma horta comunitária. A produção se iniciou há dois meses com os agricultores vendendo os alimentos dentro do município. Alface, almeirão, banana, inhame, brócolis, cheiro verde, milho verde, repolho e pepino são alguns dos itens que eles cultivam. A Prefeitura de Mariana forneceu apoio à associação na compra de insumos e está realizando a distribuição dos produtos nas escolas.

A produtora rural Vânia Aparecida Martins conta que o curso do SENAR proporcionou que todos ganhassem confiança e apoio. Ela também destaca que a renda aumentou e que a união com outros produtores fortalece o trabalho. “Estou muito satisfeita”, comemora. Segundo ela, a associação, que também incorporou três agricultores que não participaram do curso, é formada por mais mulheres do que homens. “Apenas dois homens fazem parte da Associação. As mulheres tomam conta de tudo”, comenta.

Em novembro de 2012, a então participante Bernadete de Oliveira disse que os alunos estavam pensando em criar uma Associação para vender os produtos e melhorar a renda. Agora, com a ideia concretizada, ela conta que já está ampliando o espaço da horta comunitária para aumentar a produção. “A gente quer expandir o mercado, chegando a outras cidades”, projeta.

Segundo o mobilizador Gilson Gibson Gomes, o certificado do Pronatec foi decisivo para que os agricultores fossem enquadrados e apresentassem um diferencial ao participar da chamada pública para fornecimento da merenda escolar. “O certificado comprovou que eles tinham conhecimento técnico para produzir alimentos de qualidade”, afirma. O curso de Olericultura ensinou técnicas para alcançar a eficiência produtiva e econômica das atividades ligadas ao cultivo de hortaliças, desde o plantio até a comercialização dos produtos. Essa foi uma parceria entre o SENAR MINAS e o Sindicato de Produtores Rurais de Mariana.

Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS

◄ Leia outras notícias