Outros

Estudo indica que Mato Grosso vai liderar o "boom" do agronegócio nacional

Mato Grosso será o principal responsável pelo crescimento do agronegócio no país em futuro próximo


Publicado em: 27/06/2012 às 20:00hs

Estudo indica que Mato Grosso vai liderar o "boom" do agronegócio nacional

?Mato Grosso será o principal responsável pelo crescimento do agronegócio no país em futuro próximo. A previsão foi feita nesta terça-feira (26), por um dos principais responsáveis pelo projeto “Norte Competitivo”, que traçou o planejamento estratégico da infraestrutura de transporte e logística de cargas da Amazônia Legal. Mas terá que agir. Exato um ano após apresentar no Legislativo mato-grossense a palestra “A infraestrutura necessária para o desenvolvimento da Amazônia”, Renato Pavan, da Macrologística, disse ao vice-líder do Governo, deputado Wagner Ramos (PR), que o Estado continuará sendo o centro das necessidades logísticas do país por ter – comprovadamente – as maiores reservas de terras férteis do mundo.
 
Segundo o parlamentar, esse é um caminho sem volta e só poderá ser retardado por conta de gargalos já apontados pelo estudo. O principal deles, atualmente, a duplicação da BR-163 no trecho Rondonópolis-Posto Gil está saindo do papel.
 
“Já existem várias emendas de bancada, no Congresso, para os projetos do Norte Competitivo. Ele está saindo do papel pelas obras na BR-364, já concluídas, e da BR-163, que têm prazo para até 2014”, observou Wagner Ramos. Outros avanços importantes já conquistados são a eclusa de Tucuruí, importante para o transporte de produtos agrícolas e já pronta; o estudo de viabilidade da Hidrovia Juruena-Tapajós e o terminal graneleiro da Emap – a Empresa Maranhense de Administração Portuária, em São Luiz, que está em construção.
 
Também já foi iniciada a duplicação da Ferrovia dos Carajás; o Terminal 4, em Ponta da Madeira, está em construção e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), em projeto, tem início previsto para 2014. Além desses, a inauguração do Terminal da América Latina Logística (ALL), em Itiquira; o término da ferrovia até Rondonópolis e a licitação para o novo porto de Manaus, entre outras obras.
 
O “Norte Competitivo” foi apresentado duas vezes no Forum de Governadores da Amazônia Legal com adesão integral. O mesmo trabalho aconteceu com a bancada de Mato Grosso, a Famato, Aprosoja, Ampa, Acrimat e os Ministérios do Planejamento, da Agricultura, dos Transportes e da Integração Nacional, além do Dnit – o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre e da Valec.
 
Empresa pública constituída sob a forma de sociedade por ações, a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. é vinculada ao Ministério dos Transportes nos termos previstos na Lei n° 11.772 (17.09.2008). Sua função social abrange construção e exploração de infraestrutura ferroviária.

Fonte: 24 Horas News

◄ Leia outras notícias