Publicado em: 31/07/2013 às 17:30hs
As estimativas são da AGE (Assessoria de Gestão Estratégica) do Ministério da Agricultura. O governo, como sempre faz nas previsões iniciais, trabalha com dois cenários. Na melhor das hipóteses, a safra atingirá 205 milhões de toneladas.
Em um cenário menos favorável, a safra ficará em 188 milhões de toneladas, segundo José Garcia Gasques, coordenador-geral da AGE.
Esse grande salto na produção tem tudo para se confirmar, de acordo com Gasques. "A agricultura está muito dinâmica."
Um dos carros-chefes da safra no próximo continuará sendo a soja. Na avaliação da AGE, a área a ser semeada na safra 2013/14 poderá superar os 30 milhões de hectares.
Gasques diz que a AGE trabalha com uma área de plantio entre 28,9 milhões e 30,9 milhões de hectares.
Se tudo der certo, a produção deverá atingir 88,4 milhões de toneladas. O órgão de gestão estratégica do governo prevê, no entanto, que, em um cenário complicado, a produção fica em 80,2 milhões de toneladas.
As informações da AGE não diferem muito das feitas por consultorias especializadas no setor para a soja. AgRural e Safras & Mercado preveem plantio de 29 milhões a 30 milhões de hectares, enquanto a produção deverá atingir volume próximo de 90 milhões de toneladas.
A soja rouba área do milho na safra de verão. A produção do cereal continuará, no entanto, dando bom suporte ao volume total de grãos a ser produzido no próximo ano.
Fonte: Folha de S.Paulo
◄ Leia outras notícias