Outros

Estiagem reduz cobertura do solo no RS

Estimativa é que clima seco tenha consumido mais da metade da palhada produzida nas restevas de soja e milho


Publicado em: 26/06/2012 às 12:40hs

Estiagem reduz cobertura do solo no RS

Os produtores rurais ainda sentem alguns reflexos negativos causados pela estiagem prolongada que aconteceu entre o final do ano passado e os primeiros meses de 2012. A falta de chuva durante os principais períodos de desenvolvimento das culturas de verão, soja e milho, acabou prejudicando a produção de palhada, uma das principais fontes naturais de proteção do solo. A cobertura da terra garantida pela palha tornou-se uma das maiores aliadas do plantio direto das lavouras. Na região, os períodos chuvosos causavam enormes perdas de solo que ao ser cultivado por sistema convencional tinha camadas empurradas pelas chuvas até os leitos dos rios. De acordo com o técnico agrícola da Cooperativa dos Agricultores de Chapada, Denílson José Mombelli, a seca reduziu em mais de 50% a volume da palha do cereal e da oleaginosa.

Segundo o técnico agrícola, os prejuízos causados no solo pela estiagem são de índices consideráveis e que necessitam ser corrigidos com coberturas verdes de inverno. Conforme os números apresentados por ele, a variação de produtividade da soja que no município foi de sete a 50 sacas por hectare, mostram o quanto os campos podem estar descobertos com palha seca. “Como a produção do grão tem relação com a palha quando existem problemas de clima, temos calculado que a soja rendeu este ano na casa de três toneladas de palha por hectare. Já o milho redeu um pouco mais, entre quatro e cinco toneladas por hectare”, explicou Mombelli. Além de reduzir a proteção do solo a pouca palha, baixa os nutrientes naturais que se formam com a decomposição do material seco como, por exemplo, Nitrogênio e Fósforo.

“Uma boa cobertura também ajuda a manter a umidade da terra em índices mais elevados. A palha seca é um excelente fator para aumento de produtividade dos grãos que nossas lavouras produzem”, salienta o técnico agrícola.

Mombelli aconselha os produtores rurais a realizarem a cobertura verde no inverno com o plantio de culturas como o trigo ou aveia. “Os dois cereais além de garantir alguma renda ajudam na preservação solo, pois produzem uma boa palhada”, justifica. Aponta ainda que o material que forma as restevas garante um sistema de filtro que ajuda a água a permanecer na terra, evitando a perda das principais camadas da terra, que receberá as futuras plantações.

Rotação de culturas

Para melhorar a cobertura das lavouras os produtores devem ampliar as áreas com rotação de culturas. Nas culturas de inverno o trigo é importante para formação de palha para cobertura do solo, e no verão o milho. Há município onde o milho ocupa pouco mais de 15% da área de verão enquanto a soja soma 85% do espaço agricultável.

O ideal seria 30% de milho plantado nas áreas agricultáveis e 70% de soja. Em períodos de clima normal mesmo o milho produzindo acima de 10 toneladas de palha por hectare ainda há falta do produto natural de acordo com as orientações técnicas. Dados mostram que a planta do milho ao atingir uma produtividade média de 160 sacas de grão por hectare produz outras 12 toneladas de palha seca. No momento em que o agricultor conseguir cobrir o solo com 15 toneladas de palha em um hectare de terra estará dentro do ideal técnico. Já a soja produz índices bem menores de palha, cerca de 40% a menos.

Fonte: Diário da Manhã

◄ Leia outras notícias