Publicado em: 01/04/2013 às 13:00hs
O primeiro relatório de intenção de plantio nos Estados Unidos trouxe ao mercado um panorama já esperado: a safra 2013/14 de soja e milho, que começa a ser plantada em abril no Meio-Oeste do país, tentará um novo recorde em área de cultivo de grãos.
Depois de um ano trágico, marcado por uma das piores secas dos últimos 50 anos e consequentemente forte quebra na colheita de grãos, os maiores produtores globais de commodities agrícolas deverão plantar 31,2 milhões de hectares com soja, praticamente o mesmo terreno do ano passado. Para o milho, o órgão prevê 39,3 milhões de hectares nesta temporada — 6% mais do que no ciclo anterior e a maior área desde 1936
Uma pesquisa realizada pela Dow Jones Newswires na última semana apontava que a expectativa do mercado era de a soja ocuparia em média 31,7 milhões de hectares – 500 mil ha a mais do que no ano passado. No caso do milho, o número divulgado hoje está exatamente em linha com o que era esperado.
Estoques
Sem grandes surpresas nos números de plantio do ciclo 2013/14, o mercado internacional focou nos dados de estoques trimestrais de soja e milho dos Estados Unidos. Segundo o Usda, até o dia 1º de março, as reservas norte-americanas da oleaginosa somavam 27,18 milhões de toneladas — 1,4 milhão de toneladas a mais do que o mercado esperava. Já os estoques de milho estavam em 137,13 milhões de toneladas até a mesma data — 9,4 milhões acima da expectativa.
O cenário causou forte pressão de baixa sobre os preços dos produtos negociados na Bolsa de Chicago. O primeiro contrato da soja caia mais de 50 pontos após a divulgação do relatório.
Fonte: Gazeta do Povo
◄ Leia outras notícias