Outros

Espírito Santo é palco de intercâmbio de informações sobre oleaginosas

O evento tem como objetivo desenvolver e utilizar tecnologias limpas e economicamente sustentáveis, além de inserir o Espírito Santo no novo modelo da matriz energética nacional


Publicado em: 18/07/2012 às 18:00hs

Espírito Santo é palco de intercâmbio de informações sobre oleaginosas

Começou nesta segunda-feira (16), no Sesc de Guarapari, o V Congresso Brasileiro de Mamona (VCBM), o II Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas (II SIOE) e o I Fórum Capixaba de Pinhão-manso (I FCPM). O evento tem como objetivo desenvolver e utilizar tecnologias limpas e economicamente sustentáveis, além de inserir o Espírito Santo no novo modelo da matriz energética nacional.

Participaram da abertura o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo; os representantes da Empraba Energia, José Manoel Cabral; do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), João Abreu Neto; do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), André Grossi Machado; o pesquisador do Incaper e presidente do Congresso, Márcio Adonis Miranda Rocha, entre outras autoridades.

Até quinta-feira (19), os 700 inscritos do Brasil, Argentina, Israel, Panamá e Venezuela terão a oportunidade de participar de minicursos, palestras, conferências, apresentações de 423 trabalhos e mesas-redondas e visitar os estandes. Na solenidade de encerramento, serão premiados os 4 melhores trabalhos que mais contribuíram para o agronegócio das culturas oleaginosas.

“É uma grande honra para o Espírito Santo sediar esses eventos que irão discutir os recursos renováveis e a sustentabilidade. Espero que cada um que vai participar tenha a motivação de fazer diferente e utilize o conhecimento para trazer inovação, isso vai apontar o rumo das produções além de produzir oportunidades de emprego no campo nas diversas regiões produtoras do Brasil”, afirmou o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

“Esperamos incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva de oleaginosas do Brasil mediante a troca de experiências e informações entre os diferentes segmentos da cadeia agroindustrial”, apontou o pesquisador do Incaper e presidente do Congresso, Márcio Adonis Miranda Rocha.

O evento é realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e contam com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Banco do Nordeste, Fundaçao de Apoio a Pesquisa do Espirito Santo, Senar, Petrobrás Biocombustível.

Informações: www.cbmamona.com.br

Fonte: Incaper - ES

◄ Leia outras notícias