Outros

Escoamento de grãos de MT por ferrovia vai ser ampliado, diz frente

A sexta reunião do Fórum dos Transportes Rodoviários de Cargas de Mato Grosso serviu para discutir a atual situação da logística do transporte de cargas no Estado de Mato Grosso e a conclusão da obra do terminal de Rondonópolis (212 km de Cuiabá)


Publicado em: 26/06/2013 às 10:40hs

Escoamento de grãos de MT por ferrovia vai ser ampliado, diz frente

A empresa América Latina Logística (ALL), concessionária dos terminais ferroviários de cargas de Alto Araguaia e Alto Taquari. As obras do terminal em Rondonópolis, de acordo com o coordenador de terminais de MT e MS da ALL, Ivandro Paim, estão em fase de conclusão e terá capacidade para 700 vagas no estacionamento. A empresa aguarda a liberação da licença do Ibama para começar a funcionar. ESTRUTURA - Paim explicou ainda que são descarregados mensalmente 25 mil caminhões nos dois terminais Alto Araguaia e Alto Taquari.

“A empresa recebeu 50 locomotivas a mais, o que aumentará a capacidade de transporte e a velocidade”, destacou a deputada Luciane Bezerra (PSB), coordenadora da frente. Além disso, a ALL implantou no início de março o sistema de senhas para o descarregamento dos caminhões com data e horário pré-definidos. “O sistema evita que cheguem mais caminhões do que temos a capacidade para receber, evita a fila na BR e o tempo de permanência do caminhoneiro no terminal”, reforçou.

Na pauta do Fórum estava prevista a discussão da implantação de pedágio em 16 trechos do Estado; a destinações dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e o percentual investido no Estado com os Programas de Aceleração do Crescimento - Pac I e Pac II. A deputada Luciane Bezerra lamentou a ausência dos representantes da Secretaria de transportes e Pavimentação Urbana (Setpu – antiga Sinfra) e do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit).

“Esses temas precisam ser discutidos e são de interesse público. Em São Paulo tem pedágios e as rodovias são maravilhosas, nós já pagamos o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e não podemos permitir que façam mais pedágios, sendo que os recursos do Fethab não são utilizados na manutenção das estradas como previsto. Temos que rever, porque não é justo a população arcar com mais taxas”, declarou.

Participaram também da reunião, representantes do Sindicato das Transportadoras de Mato Grosso (Sindmat), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja), Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz), Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado (AGER) e Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja).

Fonte: Só Notícias

◄ Leia outras notícias