Publicado em: 12/03/2012 às 08:50hs
Um dos principais eventos do agronegócio brasileiro, o Rally da Safra trata-se de um projeto pioneiro no país que, em 2012, está em sua 9ª edição. A atividade realiza um levantamento técnico de safra disponibilizando equipes que vão a campo para avaliar as condições das lavouras de soja e milho. A expedição acontece no período de desenvolvimento das lavouras e colheita e, neste ano, começou no dia 16 de janeiro e vai até 22 de março. Com o encerramento das expedições, no dia 3 de abril, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), serão homenageados os produtores rurais em destaque e divulgados os resultados do levantamento.
Ao todo, são oito equipes participantes, e cada uma delas conta com um integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-Log). Além dos integrantes do ESALQ-Log e dos membros das empresas apoiadoras e patrocinadoras do programa, o Grupo realizou o concurso “Você no Rally da Safra 2012”, quando alunos de graduação e pós-graduação da Escola disputaram uma vaga para participar do projeto, por meio de um artigo com o tema “Logística e o Complexo Soja”. O vencedor foi o aluno Luiz Henrique Zanin Weber, aluno de Engenharia Agronômica.
Percurso – O roteiro de 60 mil quilômetros é escolhido com o objetivo de percorrer os principais pólos produtores de soja e milho do país, como Mato Grosso, Goiás, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Tocantins e Pará, além do Distrito Federal. Com os levantamentos e amostragens da safra de grãos realizas nos 13 estados, os resultados atingem 99.4% da área cultivada de soja e 80% da área com milho em todo o Brasil, cerca de 1,3 mil amostras dos grãos. Além disso, também são realizadas oito palestras com os produtores rurais.
Para adquirir as informações, as equipes do Rally da Safra utilizam levantamentos qualitativos e quantitativos, que permitem um contato direto com os produtores e líderes regionais, o que possibilita uma avaliação consistente das lavouras e das realidades regionais que impactam a cadeia de soja e milho.
Durante a avaliação quantitativa das lavouras, amostras de soja e milho são coletadas e é aplicada uma metodologia de contagem, pesagem e medição de umidade dos grãos com o objetivo de determinar a produtividade das lavouras.
“A equipe do ESALQ-Log entra no projeto com a intenção de avaliar as condições logísticas de todos os percursos. Dentro dessas avaliações procura-se verificar as situações de armazenagem e qualificação das vias percorridas”, conta Fernando Menegatti Aversa, graduando em Engenharia Agronômica e líder do ESALQ-Log no Rally da Safra 2012.
No quesito de qualificação das vias, são avaliadas as condições de asfaltamento, sinalização e acostamentos.
Outro fator observado pelos pesquisadores do ESALQ-Log é a armazenagem, quando o Grupo levanta o máximo de armazéns, por meio de fotos georreferenciadas, e qualifica-os em particulares, pertecentes a tradings ou cooperativas. Com a mesma técnica de câmeras fotográficas georreferenciadas, as equipes têm um acompanhamento diário no site do Grupo.
“Estar presente na primeira equipe do Rally da Safra 2012 foi uma experiência inenarrável. A troca de impressões com pessoas de várias empresas, que possuem conhecimento consolidado, assim como a oportunidade de aplicar o que aprendemos em sala de aula sobre a cultura da soja e poder ver isso de fato em campo, foi com certeza, muito enriquecedora”, conta Aline Bianca Paulo, graduanda em Engenharia Agronômica e integrante do ESALQ-Log.
Os interessados podem visualizar o diário de bordo dos integrantes do ESALQ-Log no site www.log.esalq.usp.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação USP ESALQ
◄ Leia outras notícias