Outros

Encontro Tecnológico promove interação e atualização

Visitantes que passaram pela Coodetec, nos dias 9 e 10, trocaram informações sobre as novas tecnologias e garantiram atualizações sobre sementes e manejo das lavouras de soja e milho


Publicado em: 14/01/2013 às 19:50hs

Encontro Tecnológico promove interação e atualização

Cerca de 500 pessoas, entre profissionais, agricultores e estudantes, participaram do Encontro Tecnológico de Verão 2013, promovido pela Coodetec nos dias 9 e 10 de janeiro. O evento reuniu, em Cascavel, sede da Cooperativa, as novidades em cultivares e híbridos, tratamentos químicos e máquinas agrícolas. Neste ano, o destaque ficou com a apresentação da tecnologia Intacta RR2 PRO™. Houve palestra e demonstração do potencial das novas cultivares IPRO.

Os produtores de soja CD agora têm um aliado a mais no campo. As novas cultivares Intacta RR2 PRO™ oportunizam alta produtividade, proteção contra as principais lagartas da cultura e tolerância ao Glifosato. “Em locais onde a nova tecnologia da Monsanto foi testada, junto a cultivares com a tecnologia RR, houve rendimento superior a seis sacas por hectare. São 15 sacas por alqueire a mais para o produtor que optar pelas cultivares Intacta RR2 PRO™”, explicou, durante palestra no Encontro Tecnológico, o mestre na área de melhoramento genético e gerente técnico de Technology Development de Intacta, Everton Hiraoka.

Além do rendimento de grãos, as cultivares IPRO geram outras vantagens. O produtor eliminará o custo com aplicação de agrotóxicos e, consequentemente, haverá menor emissão de CO² e redução no descarte de embalagens. “As cultivares CD, com a nova tecnologia, garantiram rendimento superior aos melhores concorrentes do mercado, durante testes realizados em diferentes regiões. Isso nos dá segurança para indicá-las ao sojicultor, que terá ainda as características agronômicas das sementes Coodetec, como resistência ao acamamento e possibilidade de antecipação de semeadura”, detalhou o gerente comercial da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues.

Manejo de doenças em soja – Durante a palestra de Luis Henrique Carregal, mestre em Fitopatologia e professor da Universidade de Rio Verde, os participantes do evento aprenderam um pouco mais sobre manejo integrado de doenças em soja. De acordo com ele, o produtor precisa adotar as seguintes medidas para manter a lavoura sadia: rotação de culturas e tratamento de sementes, ainda apostar em cultivares com resistência genética, respeitar o vazio sanitário, investir em controle químico e biológico. “Medidas como estas evitam perdas no campo. Sabemos que cerca de 95% das doenças da cultura de soja são veiculadas por sementes ruins e que doenças como Antracnose e Mancha alvo, que causam mais perdas que a Ferrugem, surgem pela falta de rotação de culturas”, argumentou.

Outros destaques

No Encontro Tecnológico de Verão 2013, além das cultivares IPRO, os visitantes acompanharam, no campo, demonstração dos híbridos de milho e variedades de soja RR. Outro destaque ficou por conta da apresentação dos parceiros Bayer CropScience e M.A. Máquinas|John Deere, que trouxeram técnicas para o manejo integrado de doenças, soluções para o tratamento de sementes e sistema mecanizado para plantio.

“O Brasil é hoje o foco das atenções e podemos ser o maior exportador de soja mundial, por isso, eventos como esse são importantes para que possamos ampliar nossa capacidade de produção. Agricultores e técnicos, juntos, tem a oportunidade de trocar ideias, informações. Essa interação é fundamental e nos faz crescer”, disse o presidente executivo da Coodetec, Ivo Carraro.

Sobre a Coodetec

A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec é uma empresa que pertence a 185 mil agricultores filiados a 32 cooperativas no Brasil, que juntas somam um faturamento anual de R$ 30 bilhões. Os produtores, além de contar com um fluxo contínuo de produtos e tecnologias de ponta, têm a oportunidade de apontar suas demandas para definição das linhas de pesquisa. O aumento do potencial produtivo das cultivares de trigo e soja, e dos híbridos de milho da Coodetec, safra após safra, se deve aos trabalhos de pesquisa e melhoramento genético, desenvolvidos para cada região produtora do Brasil e Paraguai, de forma específica. A sede da Coodetec fica na cidade de Cascavel, no Oeste paranaense, onde funciona uma rede complexa de ensaios e um departamento de pesquisa estruturado, com modernos laboratórios de melhoramento genético, biotecnologia, fitopatologia, qualidade de sementes e solos. Outros Centros de Pesquisa da Coodetec estão localizados em Palotina/PR, Goioerê/PR, Rio Verde/GO e Primavera do Leste/MT.

Fonte: Imprensa COODETEC

◄ Leia outras notícias