Publicado em: 29/08/2012 às 16:30hs
O encontro é realizado a cada dois anos pela Sociedade Internacional para as Ciências Hortícolas (International Society for Horticultural Science - ISHS), entidade que reúne mais de 7 mil membros em 150 países. Este ano, o evento é realizado pela Embrapa Agroindústria Tropical, que participa de um dos conselhos da instituição. Localizada em Fortaleza, a Embrapa Agroindústria Tropical é uma unidade descentralizada da Embrapa, vinculada ao Mapa.
Conforme o pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, Fernando Aragão, além de cumprir a agenda de compromissos administrativos, a realização da reunião em Fortaleza é uma forma de mostrar a cidade para a cúpula da sociedade, de modo a estimular a realização do próximo congresso da ISHS no Brasil. Os profissionais reunidos participarão de discussões para nivelar informações sobre as diversas áreas da horticultura.
A reunião propiciará a interação para o estabelecimento de parcerias internacionais e projetos de cooperação. Além disso, é uma oportunidade de incentivar ações integradas entre as sociedades científicas brasileiras e a ISHS. Conforme Fernando Aragão, a ISHS, cuja secretaria fica em Leuven (Bélgica), é uma importante fonte de informações atualizadas sobre a pesquisa científica em horticultura no mundo.
O objetivo da instituição é promover e incentivar a pesquisa científica e o ensino em todos os ramos da ciência hortícola e facilitar a cooperação e a transferência de conhecimento em escala global por meio de simpósios e congressos, publicações e estrutura científica. A Sociedade é aberta a pesquisadores, educadores, estudantes e profissionais interessados em horticultura. O pesquisador salienta que a ISHS mantém oito periódicos de alto fator de impacto com mais de 60 mil artigos em sua base de dados.
Fonte: Embrapa Agroindústria Tropical
◄ Leia outras notícias