Publicado em: 18/04/2012 às 07:30hs
O projeto visa a capacitação de grupos de mulheres indígenas por meio do aprendizado de tecnologias sustentáveis para agricultura familiar. O evento acontecerá das 8h às 9h30 na Comunidade Campo Alegre e está inserido na programação oficial da Prefeitura de Boa Vista para comemorar o Dia do Índio.
Entre os objetivos do programa estão: o incentivo a produção e alimentos na savana por meio do uso de tecnologias Embrapa, a diversificação na oferta de produtos agrícolas, a criação de estrutura básica para continuidade das ações e a formação de multiplicadores.
Para o Chefe da Embrapa Roraima, Joaci Freitas, com a implantação do VAI haverá um aumento na quantidade e qualidade dos alimentos consumidos pelas comunidades. “Esperamos que o programa também contribua com geração de renda e com o aumento da autoestima das mulheres indígenas”, diz Joaci.
A princípio, quatro comunidades serão contempladas. São elas: Fazenda Aratanã (Normandia), Comunidades Taba Lascada (Cantá), Comunidade Indígena Campo Alegre (Boa Vista) e Comunidade Taxi II (Pacaraima).
O projeto
O projeto VAI - Valorização da Agricultura Indígena - prevê a instalação de quatro unidades de produção para fins de diversificação alimentar e qualificação em tecnologias agrícolas. Cada unidade será conduzida por um grupo de seis mulheres, no espaço de 1hectare, em área que possua a estrutura de água e energia. Essas unidades também funcionarão como pólo irradiador de tecnologias e como unidade multiplicadora de sementes crioulas.
Os cursos de capacitação serão feitos pela equipe da Embrapa Roraima e demais parceiros. Entre os temas que serão abordados estão: agricultura irrigada, produção agroecológica de hortaliças e fruteiras, produção de mudas e criação de peixes e pequenos animais.
Fonte: Embrapa Roraima
◄ Leia outras notícias