Outros

Embrapa promove encontro com o produtor sobre Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em Cachoeira Dourada, GO

"O principal objetivo desse evento é mostrar ao produtor, no campo, as grandes vantagens econômicas, sociais e ambientais do sistema integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF)"


Publicado em: 06/03/2012 às 09:20hs

Embrapa promove encontro com o produtor sobre Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em Cachoeira Dourada, GO

É assim que Abílio Rodrigues Pacheco, gerente do Escritório de Negócios de Goiânia da Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília, DF), uma das Unidades Descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fala sobre a realização, no próximo dia 10 de março, na Fazenda Boa Vereda, em Cachoeira Dourada, GO, de mais um “Encontro da Embrapa com o Produtor”.

O gerente explica que o iLPF traz melhores rendimentos para o produtor, devido à possibilidade de comercialização de todos os produtos resultantes do sistema, como a madeira que, dependendo do mercado, pode ser vendida por um bom valor. Além disso, o sistema já provou ser ambientalmente correto, cumprindo as metas do COP 15. E o iLPF gera também, segundo ele, mais emprego no campo, sendo, com isso, além de economicamente viável e ambientalmente correto, socialmente justo.

Na programação do encontro, haverá a visita a plantações de cultivares de soja, forrageiras e milho, recomendadas pela Embrapa para utilização no sistema.

Este ano, será divulgada a cultivar de soja BRSGO 8360, desenvolvida a partir de uma parceria entre a Embrapa, a Emater-GO e o Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias (CTPO). A cultivar pertence ao grupo de maturação média e seu rendimento médio de grãos é de 3.193 kg/ha, superior aos padrões MG/BR-46 (Conquista) e BRS Tracajá, respectivamente. É resistente ao cancro da haste (Diaporthe phaseolorum f. sp. meridionalis), à mancha olho-de-rã (Cercospora sojina), à pústula bacteriana (Xanthomonas axonopodis pv glycinea) e aos nematóides de galhas (Meloidogyne javanica). É também moderadamente resistente à oídio (Microsphaera diffusa).

A cultivar de Brachiaria brizantha BRSPiatã possui elevado valor nutritivo para o gado, sendo indicada para solos de média a alta fertilidade, onde produz forragem de boa qualidade e grande acúmulo de folhas. Tem, ainda, alta taxa de crescimento e rebrota e resistência às cigarrinhas típicas das pastagens. Ela produz, em média, 9,5 toneladas por hectare de matéria seca, com 57% de folhas, sendo 36% dessa produção obtida no período seco. É, com isso, uma boa opção para a diversificação das pastagens e, como possui florescimento concentrado nos meses de janeiro e fevereiro, é também indicada com sucesso no uso como pasto vedado para a seca.

O híbrido de milho BRS 1050, que será divulgado no evento, é de ciclo precoce com porte médio/alto, de excelente potencial produtivo e grãos de ótima qualidade. É tolerante a doenças foliares e tem ampla adaptação a diferentes regiões do Brasil. Apresenta boa tolerância ao acamamento e quebramento de colmo produz grãos e silagem de boa qualidade.

Programação do evento

  • Dia: 10 de março de 2012
  • Hora: A partir das 13h30min
  • Local: URT Cachoeira Dourada, Fazenda Boa Vereda.

Primeira estação

1. Variedades de soja BRS - Pesquisador Roberto Zito, Embrapa Soja

2. Bactérias fixadoras de nitrogênio e promotoras do crescimento de plantas em gramíneas
– Pesquisadora Mariangela Hungria, Embrapa Soja.

Segunda estação

1. Variedades de forrageiras BRS – Pesquisador Lourival Vilela, Embrapa Cerrados

2. Avaliação econômica do iLPF  - Pesquisadora Clarisse M. L. Nicoli, Embrapa Transferência de Tecnologia

Mais informações:


Embrapa Transferência de Tecnologia

Fonte: Embrapa Transferência de Tecnologia

◄ Leia outras notícias