Publicado em: 08/08/2012 às 08:15hs
Pesquisadores de diversas unidades da Embrapa participam de uma reunião técnica da Rede FertBrasil, que desenvolve tecnologias para o aumento de eficiência de fertilizantes e identifica fontes alternativas de nutrientes para a agricultura brasileira. O evento ocorre entre os dias 6 e 10 de agosto na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), unidade que atualmente tem o maior número de pesquisadores ativos na rede.
Mais da metade dos fertilizantes consumidos no Brasil é importada. Em alguns sistemas de produção, esses insumos representam 50% do custo total. Por outro lado, grandes quantidades de nutrientes aplicados são perdidas, mesmo com muitas possibilidades de melhoria na aplicação. Para alterar esse cenário, foi criada a Rede FertBrasil, projeto de pesquisa, desenvolvimento, validação e transferência de produtos e processos que contribuem para o aumento de eficiência de fertilizantes e introdução de novas fontes de nutrientes na agricultura.
A rede é formada por cerca de 130 pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, pertencentes a mais de 20 unidades da Embrapa. O trabalho conta também com a parceria de outras instituições de pesquisa, de extensão e de empresas privadas do ramo de fertilizantes. A FertBrasil tem vários projetos componentes. Para permitir um bom acompanhamento das diversas tecnologias nas etapas de pesquisa, desenvolvimento, avaliação e transferência, foi criada na rede a figura do tutor de tecnologia. Os tutores têm como principal função o monitoramento das tecnologias no ciclo de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) e agem como facilitadores nas soluções dos desafios em todo o processo.
A reunião técnica em Sete Lagoas envolve tutores de tecnologia e gestores do projeto. Paralelamente, os chefes de transferência de tecnologia das Unidades da Embrapa ligadas à rede também se reúnem. Na abertura do evento, os participantes receberam os diplomas de reconhecimento pela Premiação Nacional de Equipes da Embrapa, já que a Rede FertBrasil ficou em primeiro lugar na categoria "parceria".
Fonte: Embrapa Milho e Sorgo
◄ Leia outras notícias