Outros

Embrapa lança livro sobre transição agroecológica e construção participativa do conhecimento

O livro "Transição Agroecológica ? construção participativa do conhecimento para a sustentabilidade" traz os resultados das atividades dos dois primeiros anos (2009 e 2010) de projeto em rede nacional liderado pela Embrapa


Publicado em: 11/01/2013 às 14:30hs

Embrapa lança livro sobre transição agroecológica e construção participativa do conhecimento

A obra reúne contribuições de técnicos e cientistas de 16 Unidades da Embrapa, além de universidades e fundações de fomento à pesquisa de todas as regiões do país. Os autores são integrantes do projeto em rede, e muitos coordenam projetos componentes e planos de ação da pesquisa.

Com 297 páginas, a publicação tem como editores técnicos Carlos Alberto Barbosa Medeiros, Flávio Luiz Carpena Carvalho, André Samuel Strassburger, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS).

Conforme Clenio Nailto Pillon, chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, “os primeiros resultados do esforço de construção do conhecimento estão nesse trabalho. Ainda que parciais, demonstram que muito já se evoluiu em direção ao objetivo central do projeto, que é apoiar processos de transição a uma agricultura sustentável, através da construção participativa do conhecimento agroecológico”.

O pioneirismo é atribuído ao fato de ser a primeira proposta de pesquisa a reunir técnicos da Embrapa e instituições parceiras para trabalharem com um objetivo comum, a construção do conhecimento agroecológico.

O objetivo central do projeto é apoiar processos de transição a uma agricultura sustentável através da construção participativa do conhecimento agroecológico. Para concretizar este objetivo, foi articulada uma rede nacional com interesse comum no enfoque agroecológico de pesquisa, com a finalidade de gerar e compartilhar, entre Unidades da Embrapa e instituições parceiras, conhecimentos, capacidades e estruturas.

Tabuleiros Costeiros

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) lidera projetos componentes da rede, e atua em diversos planos de ação e atividades do projeto. As contribuições da Unidade para o livro são de autoria dos pesquisadores Amaury Santos, Edmar Siqueira, Fernando Curado e Semíramis Ramos, além da analista Raquel Rodrigues.

Amaury Santos compõe o Comitê Gestor Operacional do projeto e lidera o projeto componente ‘Gestão dos Conhecimentos e Sistematização de Métodos e Experiências Agroecológicas’. Fernando Curado lidera planos de ação e atividades focadas no desenvolvimento de metodologias e ferramentas participativas e no diálogo e integração de saberes.

Edmar Siqueira conduz atividades com foco em desenvolvimento de sistemas agroflorestais como alternativa para recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica. Semíramis Ramos é responsável pela atividade de avaliação agronômica das variedades crioulas de abóbora no Agreste Sergipano. Raquel Rodrigues se encarregou de realizar a atividade de sistematização dos conhecimentos científicos e tecnológicos resgatados e/ou produzidos no âmbito do Projeto Componente de Gestão do Conhecimento.

O link para acesso ao livro é http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/65201/1/15775.pdf.

Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros

◄ Leia outras notícias