Outros

Embrapa Hortaliças lança portfólio com tecnologias para agricultura orgânica e agroecologia

Para consagrar o trabalho desenvolvido ao longo de dez anos de pesquisas na área de agricultura orgânica e agroecologia, a Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) lançará no dia 27 de setembro, quinta-feira, um site com o portfólio das tecnologias geradas para sistemas agrícolas de base ecológica


Publicado em: 24/09/2012 às 17:50hs

Embrapa Hortaliças lança portfólio com tecnologias para agricultura orgânica e agroecologia

De acordo com a pesquisadora Mariane Vidal, o portfólio eletrônico é uma maneira de organizar os resultados de pesquisas e disponibilizá-los aos agentes que realmente precisam dessas informações como extensionistas e agricultores. “O portfólio vai facilitar a transferência dessas tecnologias e permitir que elas cheguem ao campo de uma forma mais prática”, enfatiza.

Quem acessar o portfólio poderá visualizar os principais resultados das pesquisas sobre insumos orgânicos, lançamentos de cultivares adaptadas ao sistema orgânico e práticas culturais e processos de sistemas agrícolas de base ecológica. O site com conteúdo dedicado exclusivamente à agricultura orgânica e agroecologia também trará notícias atualizadas, vídeos e imagens, além de publicações técnicas e acadêmicas sobre esses temas.

O evento, aberto ao público externo, contará com a participação de parceiros da Unidade que cooperaram com as pesquisas conduzidas ao longo da última década. “Nesse tempo, a Embrapa não fez nada sozinha. Há várias instituições, governamentais e não governamentais, associações, cooperativas, universidades e agricultores que merecem nosso reconhecimento por terem contribuído para o avanço das pesquisas”, sublinha Mariane.

O lançamento do portfólio acontecerá durante a realização do Curso Internacional sobre Produção Sustentável de Hortaliças, que integra o Programa de Treinamento para Terceiro Países – TCTP. Na ocasião, cerca de 20 extensionistas de quatro países africanos de língua portuguesa (PALOP) - Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe – terão a oportunidade de participar do evento e conhecer detalhes da atuação da Unidade na agricultura orgânica e agroecologia. “O perfil dos participantes do curso está muito alinhado com a proposta do portfólio e tanto nesse caso quanto em outros projetos de cooperação com a África, observamos um grande interesse na área orgânica e agroecológica”, ressalta a pesquisadora.

Até o final do ano, o Grupo de Agricultura Orgânica e Agroecologia da Embrapa Hortaliças pretender lançar o portfólio de tecnologias no formato impresso, inclusive em outros idiomas, e folders individuais para cada tecnologia. “O site e os portfólios serão uma vitrine no nosso trabalho. Precisamos mostrar para a sociedade, nosso parceiro mais importante, o que temos realizado em prol do aperfeiçoamento da produção de alimentos orgânicos no Brasil”, conclui.

Fonte: Embrapa Hortaliças

◄ Leia outras notícias