Publicado em: 28/08/2012 às 09:40hs
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, visita nesta terça-feira (28) a cidade de Rio Paranaíba, na região do Alto Paranaíba. Às 13 horas ele participa da solenidade de abertura da 3ª Exposição e Conferência Agropecuária do Alto Paranaíba – ExpoALTO 2012 e, em seguida, profere palestra sobre o tema Sustentabilidade e o Agronegócio.
A ExpoALTO é uma iniciativa da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em parceria com prefeituras, sindicatos rurais, associações, cooperativas e outras entidades de fomento ao agronegócio.
O evento, que se estende até a próxima sexta-feira, busca oferecer aos participantes demonstrações práticas dos avanços do setor agrícola, bem como trocas de experiências e oportunidades de negócios. Estão previstos minicursos, palestras, clínica tecnológica, dia de campo, exposição de máquinas, produtos e serviços, além de atividades culturais.
Segundo o secretário Elmiro Nascimento, a ExpoALTO abre espaço para promover o agronegócio da região, voltada principalmente para a agricultura e pecuária, assim como disseminar novos conhecimentos. “Trata-se de uma importante ocasião para o intercâmbio entre produtores, empresas, órgãos de governo e a comunidade acadêmica, contribuindo sobremaneira para a união de forças em prol do setor”, avalia o secretário.
Produção agrícola no Alto Paranaíba
O Alto Paranaíba foi a terceira região produtora de grãos de Minas Gerais neste ano, com uma safra de 2,6 milhões de toneladas, ficando atrás apenas do Noroeste (3,1 milhões) e do Triângulo Mineiro (2,7 milhões). Os dados foram levantados pelo IBGE no dia 17 de agosto e apontam uma safra estadual recorde de 12,1 milhões de toneladas de grãos.
A região lidera o ranking da produção de milho, com uma safra de 1,8 milhão de toneladas, e ocupa o segundo lugar na produção de feijão, com 99 mil toneladas colhidas.
Ainda de acordo com o IBGE, Rio Paranaíba é o maior produtor de alho (6 mil toneladas) e de cebola (33 mil toneladas) no Estado. O município se destaca também na produção de trigo, ocupando a segunda colocação em Minas Gerais, com um total de 10,9 mil toneladas.
Fonte: SEAPA MG - Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
◄ Leia outras notícias