Publicado em: 15/08/2012 às 09:50hs
A programação conta com visitas técnicas em quatro estações na fazenda modelo do Iapar: sistemas integrados e conceitos gerais; sistema agrossilvipastoril; sistemas silvipastoril e adaptação de forrageiras; e conservação de solos.
Estão previstas as presenças - do presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette, do chefe-geral da Embrapa Florestas, Helton Damin da Silva, do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Ministério da Agricultura, Erikson Chandoha e do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Norberto Ortigara.
Seguindo as diretrizes do Programa de ABC, para todo o país, o plano tem por objetivo difundir as seguintes tecnologias: Implantar Florestas para Usos Múltiplos (ILPF e florestas plantadas), Recuperação de Pastagens Degradadas, Tratar e Destinar Adequadamente os Dejetos de Animais, Difundir e Consolidar o Sistema de Plantio Direto com Qualidade e a Fixação biológica de Nitrogênio no solo.
Além da visita à estação experimental o Sistema FAEP vai entregar os certificados aos 131 participantes do curso de capacitação direcionado aos profissionais ligados à produção agropecuária e ao sistema financeiro. A entrega será na sede da AABB de Ponta Grossa.
O curso, com 112 horas, aconteceu de março a julho com o objetivo de capacitar técnicos e melhorar a assessoria aos produtores rurais no desenvolvimento de projetos específicos. Ainda este ano estão previstas outras cinco turmas envolvendo 194 participantes nas cidades de Francisco Beltrão, Maringá e Pinhais. Totalizando no ano, 325 participantes entre engenheiros-agrônomos, médicos-veterinários, zootecnistas e técnicos agropecuários distribuídos no Estado.
Fonte: IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná
◄ Leia outras notícias