Outros

Dia de campo de hortaliças movimenta Mata Sul Pernambucana

Na última terça-feira (11), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio de três das suas unidades, a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Embrapa Hortaliças (Gama, DF) e Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), realizou dia de campo sobre hortaliças na comunidade de Sítio do Boi, no Município de Catende, Mata Sul de Pernambuco


Publicado em: 17/12/2012 às 09:45hs

Dia de campo de hortaliças movimenta Mata Sul Pernambucana

O evento foi organizado, também, pelo Núcleo de Articulação e Fomento para o Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata de Pernambuco (NAF) e Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), com apoio da Prefeitura Municipal de Catende.

O dia de campo foi realizado por ocasião da implantação da Unidade Demonstrativa (UD) de Hortaliças e reuniu agricultores familiares, extensionistas rurais, agentes de desenvolvimento e técnicos locais. A Unidade é constituída por 12 variedades melhoradas pela Embrapa e instituições parceiras de diferentes espécies de olerícolas, como quiabo, tomate, alface, milho-doce, abóbora, cenoura. A orientação de plantio foi feita pelo extensionista do IPA, Artur Carneiro, com apoio dos demais técnicos presentes.

A UD faz parte de uma estratégia da Embrapa Hortaliças em difundir variedades geradas pelo seu programa de melhoramento, em parceria com outras unidades da Embrapa em diferentes regiões do Brasil. Em função da existência de um núcleo de agricultura familiar consolidado e que é referência para todo o país, outras duas UDs serão implantadas ainda na Mata Sul Pernambucana.

Segundo José Gouveia de Figueiroa, analista da Embrapa Tabuleiros Costeiros e um dos responsáveis pela ação, o trabalho de instalação de hortas na Mata Sul ajuda a consolidar a ideia de diversificação de cultivos visando ao incremento da renda, além da necessidade que se observa de melhorar a qualidade nutricional do cardápio dos agricultores familiares da região.

Um dos objetivos da parceria Embrapa, NAF e IPA na Mata Sul de Pernambuco tem sido o incentivo ao cultivo de hortaliça orgânica, tendo em vista que o consumo e o plantio na região ainda são muito baixos. “Num segundo momento, existe a possibilidade de instalação de hortas em escolas rurais contempladas com o kit do Projeto Minibibliotecas da Embrapa”, completa Figueiroa.

Ao final do dia de campo, as famílias de Sítio do Boi brindaram os participantes com um grande almoço regado ao melhor bode e a uma saborosa galinha guisada, degustados até o último pedaço.

Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros

◄ Leia outras notícias