Outros

Dia de campo apresenta implantação de sistema iLPF no Vale do Arinos (MT)

O evento apresentou aos 112 participantes a implantação da iLPF na fazenda Guarantã, de propriedade de Bem Hur Cabrera


Publicado em: 03/04/2012 às 09:20hs

Dia de campo apresenta implantação de sistema iLPF no Vale do Arinos (MT)

No último sábado, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promoveu em Juara (MT) o 1º Dia de Campo sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) do Vale do Arinos. O evento apresentou aos 112 participantes a implantação da iLPF na fazenda Guarantã, de propriedade de Bem Hur Cabrera.

Na fazenda está sendo instalada uma Unidade de Referência Tecnológica, com cerca de 110 hectares, divididos em dez tratamentos diferentes de iLPF. Entre as espécies florestais utilizadas estão a tatajuba, pinho-cuiabano, eucalipto, teca, mogno africano, seringueira, dendê e macaúba. A tatajuba é a única espécie já plantada, sendo que as demais serão plantadas no próximo período chuvoso.

Durante o dia de campo, os participantes passaram por quatro estações, onde, em uma delas, conheceram a configuração da área, com a descrição dos dez tratamentos, viram as dificuldades enfrentadas na instalação do sistema e assistiram a palestras sobre os componentes do sistema.

Na estação sobre o componente florestal foram apresentadas as características e recomendações de algumas espécies, bem como a sua implantação e manutenção.  Em outra estação, foram apresentadas informações sobre a utilização do arroz na recuperação de pastagens e as características e recomendações de cultivares de arroz BRS para Mato Grosso.

O controle de cigarrinha e a recuperação de pastagens degradadas foram os temas das palestras da quarta estação.

Após o evento no campo, houve ainda uma palestra com o gerente local do Banco do Brasil sobre o Programa ABC, linha de crédito de suporte ao Plano ABC, criado pelo Governo Federal como forma de reduzir a emissão de gases de efeito estufa na agricultura.

Segundo o pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Flávio Wruck, este dia de campo marca o início de uma série de atividades de Transferência de Tecnologia sobre iLPF que serão desenvolvidas em Juara e região.

“A ideia é instalar esta Unidade e ela funcionar como uma escola a céu aberto. Vamos selecionar de 40 a 50 técnicos daqui do Vale do Arinos e, a partir do segundo semestre, iremos capacitá-los em iLPF, tendo esta URT como escola. Traremos os técnicos para cá para discutir cada atividade que for desenvolvida na área”, explica.

De acordo com o pesquisador João Meneguci, o momento é oportuno para apresentação da iLPF na região do Vale do Arinos, uma vez que o setor produtivo vem sendo modificado, com a entrada da agricultura em áreas antes dominadas pela pecuária.

“A região está sofrendo uma revolução em termos de sistema produtivo. Os pecuaristas estão buscando alternativas à pecuária convencional e a área agrícola está aumentando muito. Este era o momento de mostrar ao pecuarista a ampliação de alternativas com um modelo que a Embrapa já vem desenvolvendo”, afirma Meneguci.

Para o proprietário da fazenda, a integração-lavoura-pecuária-floresta pode ser uma boa alternativa para gerar renda para os produtores e levar maior desenvolvimento à região.

“Como produtor é perfeito ter a Embrapa atuando conosco, porque nos dá um rumo a seguir e nos mostra como melhorar a renda da propriedade. Agora, como morador da região, é mais importante ainda, pois traz perspectivas em termos de geração de emprego e renda, possibilitando uma melhora da região de forma geral”, afirma Bem Hur Cabrera.

O agricultor Carmo torres Delgado participou do dia de campo e está ansioso para acompanhar o desenvolvimento do sistema iLPF na URT. Segundo ele, os resultados obtidos serão importantes para a adoção da tecnologia por outros produtores.

“Este trabalho é importantíssimo para nossa orientação. Temos de mudar, pois viemos utilizando a área sem tecnologia e agora precisamos de um incentivo técnico para produzirmos mais. É interessante ver de início este trabalho. É uma opção para o produtor escolher. Agora temos de acompanhar para ver o resultado deste trabalho”, disse.

O 1º Dia de Campo de da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta do Vale do Arinos contou com a participação da Embrapa Agrossilvipastoril, Embrapa Arroz e Feijão e Embrapa Transferência de Tecnologia e teve apoio da prefeitura municipal de Juara.

Fonte: Embrapa Agrossilvipastoril

◄ Leia outras notícias