Outros

Cultivida reúne mais de 400 pessoas em São Miguel Arcanjo

Evento realizado dias 25 e 26 de agosto capacitou agentes de saúde e orientou agricultores sobre as boas práticas agrícolas


Publicado em: 30/08/2012 às 07:05hs

Cultivida reúne mais de 400 pessoas em São Miguel Arcanjo

A cidade de São Miguel Arcanjo (SP) recebeu neste final de semana o projeto Cultivida, iniciativa da IHARA que visa proporcionar melhorias à saúde dos trabalhadores rurais. No domingo, dia 26, mais de 400 produtores rurais e seus familiares participaram de palestras sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), cuidados na manutenção dos pulverizadores, destino final das embalagens vazias, armazenamento e manuseio de agroquímicos.

Os agricultores também realizaram exames para a avaliação da saúde e se divertirem com a Trupe de Teatro, que apresentou a peça "O Esperto Imaginário", adaptada por Carlos Doles, com foco em boas práticas agrícolas.

No dia anterior, profissionais da saúde, entre eles enfermeiros, técnicos em enfermagem e farmacêuticos participaram de um treinamento ministrado pelo médico e doutor da Unicamp, Dr. Ângelo Trapé. "Se conseguirmos implantar um trabalho contínuo de avaliação da saúde do trabalhador rural por parte das instituições de saúde do município, será possível acabarmos com as intoxicações ocupacionais", afirma Trapé.

Para o Prefeito de São Miguel Arcanjo Antonio Celso Mossin, o evento foi uma importante realização para a cidade. "Nosso município tem mais de cinco mil habitantes vivendo na área rural, sendo 95% dedicados à agricultura familiar. É importante orienta-los como manter a rentabilidade sem descuidar da saúde", ressaltou.

A realização do projeto Cultivida em São Miguel Arcanjo contou com o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e empresas privadas parceiras da IHARA. Estiveram presentes no evento o Prefeito Antonio Celso Mossin, o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Engº Agrº Roberto Furuya, o Presidente da Câmara Municipal Hélio Mouri e o Engº Agrº Átila Queiroz de Moura, da SAA-CATI-Casa da Agricultura de São Miguel Arcanjo.

Sobre o Cultivida

O Cultivida é um projeto de visibilidade nacional que envolve uma ação conjunta com a sociedade para disseminar as boas práticas agrícolas que incluem o manuseio e a utilização correta dos agroquímicos no campo. Conta com a participação ativa da Academia, da sociedade, de autoridades e do Ministério da Agricultura, além da IHARA, que está investindo R$ 2,8 milhões nesse projeto.

O projeto tem cinco anos de duração e prevê a realização de eventos nas principais regiões agrícolas do Brasil, alcançando cerca de 30 mil famílias.

A primeira edição do Cultivida foi realizada em março na cidade de Guaraciaba do Norte (CE), com a participação de mais de mil pessoas. O projeto passou por mais quatro cidades: Mossoró/RN, Bezerros/PE, Jacobina/BA e Irecê/BA.

Fonte: MCO Comunicação Empresarial

◄ Leia outras notícias