Outros

Cristalina quer sustentabilidade para agricultura irrigada

Associação dos Irrigantes visa firmar termo de cooperação com o IICA


Publicado em: 21/06/2012 às 16:40hs

Cristalina quer sustentabilidade para agricultura irrigada

No dia 5 de junho, o presidente da Associação dos Irrigantes de Goiás (Irrigo), Vitor Simão, esteve na sede da Representação do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil, em Brasília, para reunir-se com o Representante do Instituto, Manuel Otero. O objetivo do encontro foi apresentar ao IICA o atual cenário da irrigação na região de Cristalina.

“A preocupação está no relacionamento dos irrigantes cristalinenses com a sociedade. Vivemos um conflito do uso da água na nossa região. Como iremos responder à comunidade, se podemos estar usando de forma indevida os recursos hídricos? Então, viemos até o IICA para articular os conhecimentos sobre o uso eficiente da água na irrigação. O IICA tem esse papel de trazer o conhecimento para que possamos antecipar a resposta para a comunidade”, explicou Vitor Simão.

Para o representante do IICA no Brasil, a reunião foi um primeiro passo, onde foram apresentados os problemas. “Entendo que a irrigação em Cristalina gera desenvolvimento, mas, ao mesmo tempo, pode estar causando problemas ambientais. Todos têm que ter responsabilidade com o uso da água e que ele seja racional. Iremos propor à região alternativas de soluções”, firmou Manuel Otero.

Para discutir de forma mais profunda o tema e firmar o termo de cooperação, ficou agendada uma oficina para o mês de julho, quando o IICA e a Irrigo irão debater o problema com representantes do governo de Goiás e entidades envolvidas com a questão.

Fonte: Tribuna Rural

◄ Leia outras notícias