Publicado em: 18/05/2012 às 10:30hs
Realizada entre organizadores do Salon du Chocolat e produtores de cacau do sul do Estado, no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC), em Ilhéus.
Ser o único país que possui toda a cadeia produtiva do cacau, além de 5º maior produtor de cacau do mundo e o 4º maior consumidor de chocolate, confere ao Brasil um diferencial competitivo perante o mundo. Segundo Durval Libânio, presidente da Câmara Setorial do Cacau e do Instituto Cabruca, para tornar possível a criação da Aliança é importante investir na qualidade do cacau brasileiro e na conservação dos biomas da Mata Atlântica, bem como na responsabilidade social, aspecto não encontrado em países asiáticos e africanos, estes, responsáveis por 75% da produção mundial de cacau.
“A Bahia tem hoje a maior capacidade do mundo para a produção de cacau fino e de integrar turismo, conservação do meio ambiente, cultura, cacau e chocolate. Ou seja, temos razão de sobra para investirmos na criação desta aliança e quem sabe posteriormente avançar para uma cooperação com a África e a Ásia”, conclui Libânio.
Fonte: Yes Comunicação
◄ Leia outras notícias