Outros

COPAGRIL: Expectativa de safra é positiva na região Oeste

Os agricultores da região de abrangência da Copagril, no Oeste do Estado, já se preparam para a colheita da safra verão 2012/2013


Publicado em: 14/01/2013 às 09:00hs

COPAGRIL: Expectativa de safra é positiva na região Oeste

De acordo com o engenheiro agrônomo Paulo Brunetto, algumas variedades superprecoces começam a ser entregues para a Copagril no final de janeiro, e o restante na primeira parte de fevereiro. “O pico da colheita deve ser entre os dias 5 e 20 do mês que vem”, revelou.

Clima favorável - Brunetto explicou que, neste ano, as condições climáticas contribuíram para o desenvolvimento da soja. “Grande parte semeada na região é precoce, com alto potencial produtivo, quando recebe volume de chuvas dentro da média”, explicou. Durante a semeadura desta safra, o clima foi favorável. Porém, em novembro, houve um período de estiagem de aproximadamente 20 dias, o que deixou os técnicos e produtores receosos. No início de dezembro, entretanto, as chuvas normalizaram e os dias de seca não interferiram no potencial das lavouras, com exceção de alguns pontos isolados.

 Otimismo  - Depois da estiagem da última safra, que comprometeu 60% da colheita, agora o clima é de otimismo.  “Isto é resultado das boas condições climáticas na região de atuação da Copagril, mas também do bom investimento realizado pelo produtor nas lavouras, desde a implantação até o momento, realizando o manejo da cultura conforme a orientação técnica e implementando novas tecnologias”, comemorou Paulo. Com a safra e os bons preços, o produtor poderá recuperar o poder aquisitivo e a capacidade de investimento na atividade. As chuvas dos últimos dias continuam contribuindo para o enchimento dos grãos. “Mesmo a cultura da soja chegando na fase final de ciclo - enchimento de grão e maturação -,  o produtor não pode deixar de monitorar a lavoura para o controle de pragas e doenças”, alertou o agrônomo.

 Milho  - Também de acordo com Brunetto, a safra de milho está praticamente garantida. Assim como o clima foi favorável para a soja, também propiciou um bom desenvolvimento do milho. Além disso, os altos investimentos, a utilização de sementes híbridas de alto potencial e a tecnologia utilizada na produção garantiram as expectativas. Paulo explicou que, no momento, os produtores estão colhendo o milho para produzir silagem. “A colheita do grão comercial ficará mais para o final de fevereiro”, disse.

Fonte: Imprensa Copagril

◄ Leia outras notícias