Publicado em: 28/03/2013 às 07:40hs
Como de costume, a Coopertradição esteve mais uma vez presente em um grande evento. Desta vez, a cooperativa montou um estande no Show Agrícola 2013, realizado em Palma Sola (SC), entre os dias 20 a 23 de março. O evento teve como objetivo difundir as novas tecnologias voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais.
De acordo com o diretor presidente da Coopertradição, Julinho Tonus, o evento foi uma oportunidade para que os cooperados pudessem acompanhar as novidades do setor. “Além disso, os agricultores tiveram um contato mais próximo com os representantes de empresas de insumos, vendo na prática novas sementes, novas formas de manejo, tudo pensando em melhorar a produtividade no campo”.
A Coopertradição levou a Palma Sola mais de 40 cooperados dos municípios de Pato Branco, Vitorino e Renascença. De Pato Branco, o agricultor Edyson Boldrini gostou muito da feira que estava bem organizada. “Foi tudo bem pensado, a feira estava muito boa e conferimos o que temos de melhor tanto na parte de sementes e insumos agrícolas, quanto na parte de maquinário”.
O local, com mais de 40 hectares, foi composto por mais de 250 empresas de diversos setores que prometiam mais tranquilidade ao agricultor, desde o plantio até a colheita. Nas áreas experimentais, as empresas apresentaram aos produtores inúmeras variedades de sementes mais resistentes a pragas e secas, dentre elas de soja, milho e feijão. Ao todo, foram mais de 70 mil visitantes.
No estande da Agrichem, parceria da Coopertradição, a novidade foi o KISS (Kit Inteligente no Sulco da Semeadura). O uso de tecnologia KISS possibilita uma maior liberação de nutrientes, um melhor desenvolvimento das leguminosas e um ambiente desfavorável para proliferação de alguns fungos. “Com isso, a planta tem um maior arranque, um melhor aproveitamento do potencial genético e um aumento na produtividade”, explica o representante da Agrichem, Carlos Francisco Marquez.
Este ano, o Show Agrícola reuniu expositores de diversos ramos, entre eles de máquinas agrícolas, do sistema cooperativista, da pecuária leiteira, da agroindústria, da agricultura familiar, além de lavouras demonstrativas,entre outros ramos do agronegócio.
Uma das atrações da feira foi um pé de soja gigante, criado em parceria entre a Dimicron Química do Brasil e um produtor do Mato Grosso. De acordo com Vanessa Biezus, representante da empresa, a ideia foi mostrar ao produtor formas de melhorar a qualidade da semente. “Aqui trazemos tecnologias usadas para melhorar a produtividade no campo, o que hoje é o desejo de todos os agricultores”, elencou.
Para o idealizador da feira, Claudiomar Crestani, a 13ª edição do Show Agrícola foi um sucesso, pois nasceu do anseio de apresentar novidades e tecnologias do setor agrícola. “O show agrícola ao longo dos anos tem sido uma grande vitrine para todos os nossos produtores”.
Fonte: JOB Comunicação Integrada
◄ Leia outras notícias