Outros

Cooperativa Pindorama incentiva cultivo da pimenta

Pindorama investe na comercialização e parcerias


Publicado em: 08/01/2013 às 10:10hs

Cooperativa Pindorama incentiva cultivo da pimenta

Buscando a diversificação de suas culturas, desde 2010, a Cooperativa Pindorama garante auxílio a pequenos produtores do povoado, a fim de que possam intensificar a sua renda por meio do plantio da pimenta. De lá pra cá, muitos colonos foram beneficiados e o projeto vem provando que tem muito a crescer. Em 2012, a iniciativa foi um sucesso tanto na área do plantio, como no setor de comercialização de seus derivados.

Cerca de 20 associados são beneficiados pelo projeto com 250 mudas de pimenta cada um, as quais são plantadas em suas respectivas lavouras. O resultado não poderia ser mais satisfatório. “A Pindorama, além de oferecer assistência técnica, compra a colheita desses mesmos colonos, garantindo dessa forma um lucro para cada um deles que varia de 800 a 1.200 reais por mês”, afirma Klécio Santos, presidente da Cooperativa.

O técnico agrícola da Cooperativa, Adeilton Lourenço, explica como funciona o manejo. “Tudo começa com escolha da área, coleta de amostra para análise de solo e recomendação de correção e adubação. Em seguida, preparo do terreno para coveamento (fazer covas na área) e então se realiza o plantio das mudas. A colheita é feita manualmente, colhendo-se os frutos maduros e sadios”, conta. Para armazenar e garantir a conservação, a pimenta é posta em um recipiente plástico com tampa e sal de cozinha a 10%.

Segundo Adeilton, há a necessidade de ampliar os caminhos da produção rural. “Com esta nova cultura, abriu-se a possibilidade ao associado de mais uma alternativa de cultivo e renda e, ao mesmo tempo, a Pindorama ganha mais um produto, como é o caso do molho de pimenta Pingo Ardente”.

Ainda de acordo com o técnico agrícola, o acompanhamento nas lavouras deve ser constante. “A relação é bastante profissional. Acompanhamos os produtores em visitas periódicas desde o plantio à colheita, buscando alternativas para complementar a sua renda”, esclarece.

Atualmente, as etapas de industrialização são realizadas por parceiros, sendo a Cooperativa Pindorama responsável por monitorar o processo de qualidade do produto final. Já a comercialização é totalmente realizada pela Cooperativa, por meio da compra da matéria-prima.

Por enquanto, a industrialização ainda depende de parcerias, mas o grande objetivo é, futuramente, emplacar a unidade industrial nesse segmento.

Fonte: Cooperativa Pindorama

◄ Leia outras notícias