Outros

Coodetec reúne multiplicadores licenciados na Expodireto

Empresas e cooperativas conheceram, em Não-Me-Toque, as novas cultivares de soja e trigo para a safra 2012/2013


Publicado em: 08/03/2012 às 09:20hs

Coodetec reúne multiplicadores licenciados na Expodireto

A cultivar CD 2585RR, lançamento da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola- Coodetec na Expodireto 2012, chama a atenção dos produtores, antes mesmo deles chegarem à feira. “Percebi a mudança da Coodetec no campo”, disse Pedro Tombini, da Sementes Tombini, multiplicador de Carazinho/RS. Mas não foi só Tombini que percebeu a nova cara da Coodetec. Os produtores que visitam a feira, nesta semana, independente do caminho que fazem para chegar, encontram beiras de rodovias amarelas, com muitas placas identificando lavouras CD.

Segundo Tombini, a Cooperativa entendeu a necessidade do produtor. “Hoje temos cultivares com ciclo precoce e principalmente resistentes ao acamamento. Pra nós que multiplicamos Coodetec, é motivo de orgulho ver  as margens das estradas lotadas de placas. É sinal que uma empresa nacional está presente e que podemos focar em seus produtos”, comentou.

Além de Tombini, outros 15 multiplicadores licenciados, participaram da reunião na segunda-feira, dia 05 de março. O evento fez parte da programação da Expodireto 2012, que iniciou na segunda-feira, dia 05, e vai até sexta-feira, dia 09, em Não-Me-Toque/RS. As novas cultivares de soja e trigo CD, o projeto Intacta RR2 PRO e RR, com novo perfil de plantas, foram os principais assuntos da reunião. Também ocorreu a revisão do contrato de licenciamento para as próximas safras.

O diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro, abriu o encontro, destacando pontos importantes sobre a atuação da cooperativa no mercado de sementes de soja. “Aproveitamos a feira para apresentar as novidades da Coodetec, que atendem a demanda do agricultor, com plantas de crescimento indeterminado, ciclo curto, plantio antecipado e ainda resistência ao acamamento.”

Após a apresentação, Carraro lançou algumas perguntas aos participantes. Os licenciados discutiram, em pequenos grupos, sobre as necessidades do campo e o relacionamento com a Coodetec. O produtor de sementes Carmeliano Zamboni, da Agropecuária Zamboni, de Santo Augusto/RS, destacou alguns pontos fortes da Cooperativa. “A Coodetec é nossa parceira, nos transmite segurança, sempre está aberta para discussões. Está próxima e possui uma equipe técnica presente no campo.”

CD 250RR STS - Zamboni ainda comentou que já comercializou toda semente da CD250RR STS, antes mesmo da colheita. “Estou apostando muito nesta cultivar, pois vários agricultores da nossa região plantaram e colheram muito bem na última safra. Além do belo visual, essa referência fez com que eu vendesse a semente antes de colher”.

ROTEIRO - Depois da reunião os participantes fizeram uma visita ao estande da Coodetec, um tour nas áreas experimentais de soja Intacta RR2 PRO e RR. Eles ainda conheceram duas áreas comerciais da cultivar lançamento CD 2585RR. Conforme o supervisor regional de vendas da Coodetec, Jonathan Hilgert, um dos objetivos da mudança da Coodetec, que inclui alteração na nomenclatura de cultivares, é a marcação de um novo ciclo. Agora elas virão com quatro dígitos. “É a nova fase do portfólio Coodetec. Estas sementes estarão entre as mais produtivas do mercado e competirão com as mais procuradas pelo agricultor”, disse Hilgert. Um jantar de confraternização encerrou a programação.

O engenheiro agrônomo da Sementes Araucária, de Vacaria/RS, Fabiano Paganella, que atua no mercado, com sementes CD, há 11 anos, também ficou muito feliz com as cultivares que viu no campo. “Hoje conseguimos ver onde podemos chegar com a pesquisa brasileira. Vamos continuar apoiando a Coodetec, que é fundamental para o equilíbrio do mercado”, comentou.

TRIGO - Os licenciados também conheceram as novas cultivares que estarão disponíveis nas próximas safras. Entre as novidades em trigo, estão variedades do tipo pão e melhorador, com características que agradam os produtores. “São trigos que agradam ao campo pelas suas características agronômicas e ótimo rendimento, e a indústria pela qualidade para panificação”, informou o gerente comercial Sul da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues.

Fonte: Imprensa COODETEC

◄ Leia outras notícias