Outros

CONIRD: Estados tabulam termo de referência do Plano Diretor de Agricultura Irrigada

A elaboração de um termo de referência do Plano Diretor da Agricultura Irrigada para os estados da federação centralizou os debates na oficina 1 na manhã desta quarta-feira (07/11), como parte da programação do 22º Conird, o Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, no Centro de Convenções e Eventos, em Cascavel


Publicado em: 08/11/2012 às 14:10hs

CONIRD: Estados tabulam termo de referência do Plano Diretor de Agricultura Irrigada

Representantes dos estados do Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul se reuniram no anfiteatro Emir Sfair para discutir a formatação do termo para ser utilizado como base e a ser encaminhado para os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e à Secretaria de Irrigação Nacional.

 Início  - Incumbido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná para coordenar o grupo de implantação do Plano Diretor de Agricultura Irrigada do Paraná, José Tarciso Fialho disse na oportunidade que os trabalhos nesse sentido foram iniciados no fim de março e hoje, inicia a preparação desse documento, classificado como um protocolo de intenções para servir de referência técnica para que os demais estados tenham como seguir um padrão técnico reconhecido por todos. “O 22º Conird vem em um momento importante, onde todas as autoridades do Paraná e de outros estados são uníssonos ao defender a importância da atividade para o desenvolvimento da agricultura nacional”, enfatizou. Para Fialho, o 22º Conird vai estabelecer um marco, fazendo com que a agricultura irrigada tenha espaço de discussão permanente nos estados.

 Mediação  - A mediação da oficina ficou a cargo do membro da diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologias do Iapar, o Instituto Agronômico do Paraná, Marcos Valentin Martins. “A maioria dos estados brasileiros não têm um norte em relação à agricultura irrigada e esse termo servirá de referência, inclusive para o governo federal na possibilidade de contratação de uma consultoria de viabilidade da agricultura irrigada para os demais estados”. Conforme Martins, a ideia principal é definir o objetivo geral para o Plano Diretor e os termos técnicos que sirvam para orientar e embasar os editais e garantir um suporte aos estados para implantação do processo, respeitando a particularidade e legislação de cada um.

Fonte: Assessoria de imprensa do 22º Conird

◄ Leia outras notícias