Publicado em: 14/03/2012 às 17:00hs
Para buscar mais informações, o produtor Miguel Zago, de Bagé/RS, sempre participa da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque/RS. Foi nessa feira, há alguns anos, que ele conheceu as cultivares da Coodetec e resolveu experimentar em solos de várzea. “Foi um grande desafio, a área estava abandonada, nunca havia produzido. Hoje, oito anos depois, virou uma grande referência”, comentou Zago.
Os produtores da região costumam visitar a área para entender a receita do sucesso na várzea. “São vários fatores, mas o principal está na cultivar escolhida. A Coodetec oferece variedades de ciclo médio, que vão muito bem na região. Já testei soja de outras empresas, mas a Coodetec continua superior. Em média, 20% mais produtiva, quando comparada a concorrência”. As cultivares que mais se destacam na propriedade de Zago são a CD 231RR e a CD 249RR.
Neste ano, a Coodetec apresentou novidades na 13ª Expodireto Cotrijal, que ocorreu entre os dias 5 e 9 de março. Os produtores que passaram pelo estande da cooperativa, assim como o sojicultor de Bagé, encontraram um novo portfólio, com sete variedades de soja e oito híbridos de milho. “Perceber que o agricultor aplica o aprendizado adquirido na feira, nos deixa ainda mais orgulhosos e reforça o compromisso de continuar pesquisando para atender as necessidades das diferentes regiões”, enfatizou o presidente executivo da Coodetec, Ivo Carraro.
Destaques – A cultivar CD 2585RR foi um dos principais destaques no evento. Esta soja é de ciclo rápido (GM5.8) e, além disso, possui tipo de crescimento indeterminado, resistência ao acamamento e alto potencial produtivo. “Essas características atendem a demanda dos sojicultores que plantam em regiões frias. É importante destacar também que, a cultivar CD 2585RR, tem boa amplitude de semeadura, conservando boa inserção das primeiras vagens”, explicou o gerente comercial da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues.
Nas parcelas de milho, dois lançamentos importantes para a região: CD 324PRO e CD 3464Hx. Segundo Rodrigues, o primeiro híbrido possui ótimo visual de espigas, boa tolerância ao acamamento e à podridão de grãos. “Este é o nosso primeiro produto com tecnologia Yieldgard VT PRO e, se o produtor utilizar alto nível de investimento, terá excelente retorno em rendimento.” Aliado à tecnologia Herculex I, o CD 3464Hx tem tolerância às lagartas. Além disso, é precoce, possui sanidade, tolerância ao acamamento e excelente qualidade de grãos. Este híbrido também estará disponível no programa Troca-Troca, do governo do Rio Grande do Sul, para a próxima safra.
Expodireto supera expectativas e já tem data marcada para 2013
A próxima edição da Expodireto Cotrijal está marcada para a primeira quinzena de março de 2013, entre os dias 4 e 8. O anúncio sobre a realização do 14º evento foi feito durante entrevista coletiva do presidente da Cotrijal, Nei César Mânica. Na ocasião, logo após o término da feira, ele divulgou os números oficiais da 13ª Expodireto. Segundo Mânica, com um público superior a 185 mil pessoas e faturamento recorde de R$ 1,106 bilhão, a edição de 2012 será lembrada pela superação. “A Expodireto é sempre uma ótima surpresa, a começar pelo público, que neste ano cresceu em 15%”, observa Mânica. Para ele, o fato da feira ter sido antecipada também foi fator determinante para o aumento do público. “Trouxemos a feira para a primeira semana de março devido à colheita da soja. Acredito que isso nos ajudou muito.”
Fonte: Imprensa COODETEC
◄ Leia outras notícias