Publicado em: 16/07/2012 às 11:50hs
Dando início à construção coletiva da 8ª edição do Congresso Brasileiro de Agroecologia, que será realizado no Rio Grande do Sul em 2013, foi realizada a primeira oficina com diversas instituições ligadas à Agroecologia, na Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. O objetivo dessa atividade, que aconteceu nesta sexta-feira (13) e contou com a presença da direção da Associação Brasileira de Agroecologia, é buscar entre as organizações participantes os rumos que o evento deverá ter no Estado.
“Pretendemos começar a desenhar o que queremos para o Congresso. Com esse grupo, vamos começar a definir quais serão as novidades e a forma do que vamos apresentar”, comentou o professor da UFRGS, Flávio Dal Sóglio. Uma das ideias é fazer com que o evento seja um espaço de convergência de saberes entre a academia e agricultores.
A metodologia participativa foi a escolhida para o trabalho por ser uma ferramenta de comunicação que facilita a participação coletiva das instituições. A construção do evento será de forma descentralizada, com várias oficinas realizadas pelo interior do Estado para possibilitar a participação e a mobilização de universidades, do setor público, das instituições de pesquisa, ONG e de agricultores.
Para o diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, esse é um momento especial em que o evento retorna ao Estado no qual foi criado. “Teremos muito trabalho e responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, teremos muita disposição para construir uma programação de forma participativa com as diversas entidades governamentais e não governamentais”, destacou Paulus.
O Congresso Brasileiro de Agroecologia tem como objetivo oportunizar a reunião de profissionais, estudantes e agricultores do Brasil e do exterior para o intercâmbio de conhecimentos e experiências com enfoque agroecológico.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias