Publicado em: 14/08/2012 às 09:10hs
A realização da Cocamar, Iapar e Emater/PR contou também com a presença de um grande número de autoridades e lideranças. O governador Beto Richa comunicou na véspera que não poderia comparecer e foi representado pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara.
Estações - Na programação, os participantes passaram por três estações em que foram apresentados, em cada qual, detalhes específicos sobre lavoura, pecuária e floresta, com palestras proferidas por especialistas da cooperativa, da instituição e da Emater.
Sistema moderno e sustentável - De acordo com o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, a integração é um sistema moderno e sustentável que traduz a tendência da atividade agropecuária. “Para quem quiser tornar sua propriedade altamente produtiva, esse é caminho”, disse Lourenço, lembrando que a pecuária mantida de forma tradicional tende a desaparecer, enquanto a monocultura de grãos, hoje em alta, é marcada também por períodos de preços ruins. “Integrando vários negócios, a possibilidade de quebrar é praticamente nula”, disse.
Revolução - Por sua vez, o presidente da Emater/PR, Rubens Ernesto Niederhattmann, afirmou que a integração é um sistema que veio para revolucionar a agropecuária brasileira e está ao alcance de quem quiser promover um choque de produtividade em sua fazenda, tornando-a uma fábrica de alimentos. “É para isso que precisamos avançar”, observou, dizendo que a região propicia solo, clima, tem tecnologia disponível e conta com recursos oferecidos pelo programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono) do governo federal.
Modelo - Florindo Dalberto, presidente do Iapar, explicou que a instituição mantém cerca de 20 hectares com integração lavoura, pecuária e floresta, onde se produz grãos no verão, se faz engorda gado no inverno e ainda há floresta de eucalipto que proporciona sombreamento ao gado e uma renda adicional com a venda da madeira. “É um modelo pronto para que os produtores venham conhecer e aplicar, aqui há tudo o que eles precisam”, acrescentou. Para o especialista Sérgio Alves, que há quase 20 anos se dedica ao assunto no Paraná, a integração é um caminho sem volta “e quem investe não têm motivos para se arrepender, pois passa a produzir itens nobres e de liquidez no mercado”.
P rimeiros passos - O deputado estadual Fernando Scanavaca lembrou que foi durante a seu mandato de prefeito em Umuarama, na segunda metade da década de 1990, que se começou a falar e a dar os primeiros passos em integração. Para ele, o sistema, ao promover uma revitalização na agropecuária e na economia regional, “pode voltar a fazer com que o noroeste seja forte, da mesma forma como acontecia nos tempos áureos da cafeicultura”.
Parceria - Finalmente, o secretário Norberto Ortigara enfatizou que o governo do Paraná quer ser “um parceiraço” da Cocamar na divulgação do sistema de integração lavoura, pecuária e floresta, explicando que não há dúvida quanto a eficácia e os resultados desse sistema inovador. “É um processo que vai evoluir e ganhar o seu espaço, pois é a melhor maneira de garantir o futuro dos produtores do noroeste.”
Área - A região da cooperativa conta com cerca de 20 mil hectares já mantidos com o programa e a perspectiva é que essa área apresente forte expansão nos próximos anos. Um dos cooperados referenciais nesse assunto é César Formighieri, dono da Fazenda Santa Felicidade em Maria Helena, região de Umuarama. Neste ano, mesmo com seca, ele colheu 80 sacas de soja por alqueire que, cotada a preço acima da média, garantiu uma lucratividade equivalente a 30 sacas. Formighieri, que faz integração desde 2001, disse que o acompanhamento técnico é fundamental. Falando aos presentes, ele disse também que é preciso mudar a forma de o pecuarista ver a sua atividade, “não há como sobreviver diante da baixa rentabilidade em razão dos pastos degradados, comuns no noroeste”.
Avanço - Segundo Luiz Lourenço, o potencial para avanço da integração na região do arenito caiuá, no noroeste do Estado, é de aproximadamente 1,8 milhão de hectares.
Fonte: Imprensa Cocamar
◄ Leia outras notícias