Outros

COCAMAR: Evento mostra importância de sistemas integrados em ano de clima adverso

Com 120 participantes, entre produtores da região e técnicos, a Cocamar promoveu na última quarta-feira (29/02) em Iporã, município do extremo noroeste do Paraná, na região de Umuarama, um dia de campo sobre sistemas integrados em sua Unidade de Difusão de Tecnologia (UDT)


Publicado em: 02/03/2012 às 09:50hs

COCAMAR: Evento mostra importância de sistemas integrados em ano de clima adverso

Novas tecnologias e conhecimentos  - Abrindo o evento, o diretor secretário da cooperativa, Divanir Higino da Silva, ressaltou a importância de os produtores incorporarem novas tecnologias e conhecimentos. “Temos alternativas muito interessantes para o fortalecimento da atividade rural e a integração lavoura, pecuária e floresta é uma das mais importantes”, disse. Ele lembrou também que os produtores precisam aproveitar a disponibilidade de recursos financeiros que estão sendo oferecidos, a custos baixos, para a modernização de seus negócios.

 Deu lucro  - Em sua palestra, o pesquisador Sérgio José Alves, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), parceiro da cooperativa no projeto sobre integração lavoura e pecuária desenvolvido na UDT, destacou que apesar do clima adverso no segundo semestre de 2011 e no período de verão, o sistema deu lucro. Na UDT, a média de produtividade de soja este ano, afetada pela longa estiagem, foi de 24,6 sacas por hectare. No entanto, a média de quatro anos é de 44,7 sacas/hectare, o que demonstra a viabilidade do programa. “Não podemos falar somente em soja, mas em sistema”, ressaltou o pesquisador, lembrando que nos próximos meses serão colhidos os frutos da engorda de bois – com abate em tempo inferior a dois anos. “Trinta dias após a geada, em 2011, já havia pastagem com braquiária”, disse Alves.

Fonte: Imprensa Cocamar

◄ Leia outras notícias