Outros

COAMO: Encontro na Fazenda Experimental reúne milhares de cooperados em Campo Mourão

A 25ª edição do Encontro de Cooperados da Fazenda Experimental Coamo teve início no dia 31 de janeiro e foi encerrada na tarde desta quinta-feira (07/02) com o tema "Tecnologias Adequadas:sustentabilidade"


Publicado em: 08/02/2013 às 17:00hs

COAMO: Encontro na Fazenda Experimental reúne milhares de cooperados em Campo Mourão

O evento deste ano movimentou mais de 4 mil cooperados da área de ação da Coamo nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Na tarde desta quinta-feira (07/02) quem percorreu as estações demonstrativas foram centenas de  engenheiros agrônomos de institutos de pesquisa pública e privada, e de empresas parceiras da Coamo, além do próprio departamento técnico da cooperativa. O objetivo é padronizar as informações entre técnicos e cooperados. De acordo com o chefe da Fazenda Experimental e coordenador do evento, Joaquim Mariano, todo esse trabalho permite que o cooperado da Coamo saia na frente, pois além de contar com informações atuais tem à disposição uma equipe capacitada para transmitir o conteúdo.

Conhecimento - O chefe da Fazenda Experimental da Coamo, Joaquim Mariano Costa informa que durante os cinco dias de encontro com os produtores da Coamo foram apresentados assuntos de interesse como manejo de pragas em milho com ênfase na tecnologia transgênica Bt, a biologia do capim amargoso e novo herbicida para buva, capim amargoso, controle com pré-emergentes e manejo de rebrote, manejo químico do capim amargoso e buva resistentes, variedades de soja e híbridos de milho e a devolução de embalagens de defensivos agrícolas.

 Evolução  - Para o superintendente Técnico da Coamo, José Varago, durante esses 25 anos de Encontro na Fazendas Experimental, os cooperados evoluíram e dobraram suas produtividades em decorrência do constante acesso as novas tecnologias. “Esses encontros são uma oportunidade indispensável que os cooperados têm para estar em contato com os melhores pesquisadores do Brasil para as principais culturais que são o milho e a soja. Além de ser também uma oportunidade para o pesquisador saber quais as necessidade e dificuldades do produtor e desenvolver novas pesquisas com base nessa demanda, ou seja, é uma troca, onde todos ganham”, afirma.

 Visitantes  - A cada dia mais de 400 cooperados visitaram as dez estações especialmente escolhidas e preparadas para apresentação das novidades e dos resultados com os produtores. "É um dia de trabalho, uma oportunidade única para produtores usuários das tecnologias trocarem ideias e experiências diretamente com os pesquisadores, criadores das tecnologias", aponta o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo, que destaca o empenho da cooperativa em levar aos associados o que tem de melhor no mercado agrícola, trabalhando sempre lado a lado com ele. "Aqui o cooperado tem em primeira mão uma verdadeira aula com pesquisadores. Essa é uma preocupação da cooperativa em manter seu quadro social bem atualizado e com satisfação encerramos mais um ano de sucesso”, comemora Gallassini.

Fonte: Assessoria Coamo

◄ Leia outras notícias