Outros

COAMO: Encontro na Fazenda Experimental completa 25 anos

Desde a primeira edição, há 25 anos, o Encontro de Cooperados na Fazenda Experimental da Coamo, que em 2013 foi realizado de 31 de janeiro a 07 de fevereiro, sempre teve o mesmo objetivo: transferir tecnologia para os associados da Coamo e incentivar uma atividade agrícola rentável e sustentável


Publicado em: 27/03/2013 às 13:30hs

COAMO: Encontro na Fazenda Experimental completa 25 anos

De acordo com o responsável pela Fazenda Experimental e coordenar do evento, Joaquim Mariano Costa, o encontro é importante tanto para os cooperados que adquirem o conhecimento quanto para a Coamo e os órgãos de pesquisas que podem fazer experimentos e apresentar aos visitantes. “A presença é exclusiva de cooperados e essa é uma forma segura de disseminar as informações técnicas. É um modelo exclusivo, uma forma diferente de transferir tecnologia que a Coamo utiliza”, assinala.

Difusão de tecnologias - De acordo com o gerente de Assistência Técnica Coamo, Marcelo Sumiya, a Fazenda Experimental é fundamental na difusão das tecnologias. “Ela funciona como um laboratório a céu aberto. Em seus 170 hectares, são realizados e comprovados testes com variedades, produtos químicos, máquinas ou novas técnicas de produção, cujos resultados são repassados para os cooperados”, diz.

Referência - Sumiya comenta que, além de unidade de validação e transferência de novas tecnologias agrícolas para cooperados e técnicos, a Fazenda Experimental ainda atua como fonte de referência para pesquisadores de órgãos oficiais e particulares. “É reconhecida em todo o país como uma das mais bem estruturadas unidades de pesquisa”, pondera.

Vitrine para a pesquisa
- Participando desde o primeiro encontro, a Coodetec tem sido parceira da Coamo na realização do Encontro na Fazenda Experimental. De acordo com o presidente executivo da Coodetec, Ivo Marcos Carraro, o encontro é importante para os cooperados receberem de uma forma consistente as informações e as orientações técnicas relacionadas as pesquisas. Por outro lado, segundo ele, o contato do produtor com o pesquisador é que alimenta novos trabalhos. “A Coamo está de parabéns pela manutenção dessa atividade. O agricultor incorpora tecnologias como forma de melhorar sua atividade e sua rentabilidade. Durante o ano, quando ele adota essas tecnologias em sua propriedade, é que se reflete o sucesso do evento”, assinala.

Linha de frente - De acordo com Carraro, os desafios da Coodetec são estar sempre na linha de frente com as demais empresas de tecnologia, sendo um agente equilibrador por ser uma cooperativa central. “Nosso foco principal são as cooperativas, embora atendamos o mercado como um todo. A cada ano trazemos novos materiais. O sucesso do produtor é o nosso sucesso. Se ele tiver melhoria na produtividade, na rentabilidade nós da pesquisa estaremos satisfeitos.”

Oportunidade - Na visão do diretor de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Soja, José Renato Farias, o encontro é a oportunidade que os institutos de pesquisas têm de mostrarem os trabalhos desenvolvidos e também de receberem retorno dos cooperados e dos técnicos da Coamo. “Apresentamos as novidades e recebemos demandas. Este trabalho desenvolvido na Fazenda Experimental é um verdadeiro laboratório a céu aberto onde colhemos muitos resultados e evoluímos a cada ano. É um esforço concentrado e que quem ganha sempre é o homem do campo, o produtor rural.”

Interação - Farias destaca que os problemas continuarão surgindo e por isso é muito interessante essa interação e parceria da Embrapa com Coamo. “Com isso, rapidamente possamos ter soluções para as dúvidas e problemas que vão aparecendo.”

Ferramenta - O diretor técnico-científico do Iapar, Armando Androcioli Filho, ressalta o encontro como importante ferramenta para a difusão de tecnologias. “Órgãos como o Iapar, fazem suas pesquisas e para que elas possam chegar ao produtor usamos eventos como esse da Coamo. O agricultor leva para a propriedade as novidades e as aplica para melhorar o sistema produtivo e se tornar cada vez mais competitivo”, pondera. Segundo ele, o Brasil é forte e está se consolidando como importante país no cenário agrícola mundial. “Temos uma agropecuária forte e com tendência de crescimento ainda maior. O produtor rural está mais atento, buscando novas tecnologias e se aprimorando em relação ao mercado. Isso é importante para melhorar a competitividade da agricultura brasileira.”

 Parcerias  - O presidente do Iapar, Florindo Dalberto, destaca a importância das parcerias para a difusão das tecnologias. De acordo com ele, nenhuma entidade consegue sozinha desenvolver tudo o que precisa. “O que temos desenvolvido tem sido extraordinário e conseguimos que resultados sejam entendidos e aplicados pelos agricultores.”

 Soluções  - Ele observa que o Encontro na Fazenda Experimental da Coamo proporciona contato da pesquisa com o agricultor e que isso ajuda na condução das pesquisas. “O Brasil é hoje uma grande potencia agrícola, contudo, os desafios futuros são grandes. Isso requer que o sistema seja inovado e sempre sólido. É assim que saem as soluções para os problemas decorrentes nesses desafios.”

Fonte: Imprensa Coamo

◄ Leia outras notícias