Publicado em: 14/06/2012 às 07:55hs
Os dados são do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – inpEV, responsável pelo Sistema Campo Limpo que tem como associada a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
O inpEV estará presente no Espaço Agro Brasil, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, onde divulgará os benefícios que o Sistema Campo Limpo trouxe para o Brasil. Entre as boas práticas, os produtos rurais poderão conhecer iniciativas de desenvolvimento sustentável, da Agricultura de Baixo Carbono, como é o caso do plantio direto, por meio da integração lavoura-pecuária-floresta, e a produção de bioenergia.
O presidente do inpEV, João Cesar Rando, concedeu entrevista ao programa de rádio CNA Brasil Rural e divulgou resultados de como a iniciativa evita a contaminação do solo, de rios, nascentes e das pessoas que lidam com esses produtos. “Nós contribuímos para reduzir a emissão de 250 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Isso equivale também reduzir a exploração de 4.6 vezes de recursos naturais não renováveis, por meio da reciclagem. Também contribuímos reduzindo o consumo 25 bilhões de litros d´água para gerar oito vezes mais empregos”, destacou o presidente, reiterando que esses resultados colocam o setor agrícola como referência no Brasil e no mundo.
Manter o campo limpo é uma grande preocupação do produtor rural brasileiro, que entende a importância de fazer o descarte correto das embalagens de adubos, insumos agrícolas e fertilizantes. Nesse contexto o Sistema CNA/SENAR orienta os produtores sobre o uso desses produtos e como se proteger.
“A cadeia produtiva mostra, mais uma vez, um exemplo de produção sustentável. É isso que nós queremos compartilhar com muito orgulho com toda a sociedade os esforços que toda a cadeia agrícola está fazendo para a preservação do meio ambiente”, ponderou Rando.
De acordo com Rando, a expectativa para a Rio+20 é muito grande. “Dentro dessas discussões internacionais o Brasil tem condições de mostrar ao mundo que aqui produzimos de forma muito sustentável. Que realmente consigamos progredir nessas discussões para ajudar nessa grande preocupação que todos nós temos que é melhorar as condições de preservação do meio ambiente, das questões climáticas”, finalizou.
A palestra da INPEV será no dia 14 de junho à tarde, no Espaço Agro Brasil, da Rio+20.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema CNA/SENAR
◄ Leia outras notícias