Outros

Clima define desempenho agropecuário baiano de 2013

Apesar dos estragos causados pela seca, 2013 pode ser bom para alguns setores da agropecuária baiana


Publicado em: 14/01/2013 às 20:10hs

Clima define desempenho agropecuário baiano de 2013

A avicultura, que sofreu com a alta do milho em 2012, começou a se recuperar e pode manter os preços mais elevados. Aposta do oeste, a soja traz perspectivas de aumento de capital de 19%.

Em outras culturas o bom desempenho está condicionado às chuvas. A pecuária leiteira pode passar dos atuais 70% para 85% da produtividade. Quem tem caprinos e ovinos pode lucrar com a venda desses animais, já que alguns criadores vão recompor os rebanhos – a perda foi de 60% em 2012. A cafeicultura vai começar a se recuperar só em 2014, mas se não chover em 2013 ficará bastante prejudicada.

À parte do clima estão o cacau e a fruticultura. O primeiro espera a baixa dos estoques da indústria; o segundo conta com o mercado interno para absorver a produção que iria para a Europa. Veja abaixo as projeções para cada área.

Cacau mantém preços baixos

Os produtores reclamam da queda do preço do cacau e responsabilizam a importação situação. Como a indústria continuará abastecida pelos próximos três meses, não há perspectivas de melhoria a curto prazo.

Lucro com caprinos e ovinos

Por causa da seca, muitos criadores vão precisar recompor os rebanhos. “ Quem conseguiu manter os animais poderá vender bem os machos, talvez até pro pelo dobro do preço”, diz o presidente da Accoba, Almir Lins.

Fruticultura reduz exportação

Em 2013 as exportações do Vale do São Francisco vão ser reduzidas em 15%. O motivo é o aumento das taxas na União Européia, principal consumidor no exterior. O mercado interno vai receber a maioria da produção.

 Aumento da produção leiteira 

Segundo o presidente do Sindileite, Paulo Cintra, se o ano for de chuvas, o setor pode chegar a 85% da produtividade que tinha em 2010, 15% a mais que hoje. Do contrário vai demorar a se recompor da seca de 2012.

 Avicultura mantém preço 

Os preços mais elevados de dezembro devem manter-se. “A demanda ajustada nos dá perspectiva de que o setor terá bons preços e se capitalizará de novo para pagar as dividas”, diz o presidente da ABA, Dario Mascarenhas.

 Cafeicultura um ano perdido 

A seca frustrou a estimativa da safra de 2012 e também afetará a de 2013. Da previsão inicial de 2,5 milhões de sacas, 830 mil já estão comprometidas. O setor depende da chuvas para começar a se recuperar em 2014.

Fonte: SEAGRI BA - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária

◄ Leia outras notícias