Outros

Classificatória em Maringá habilita três à final do Freio de Ouro

A classificatória da região 5B, realizada entre os dias 11 e 13 de maio em Maringá/PR encerrou no fim da manhã de domingo, dia 13, com a definição de mais três conjuntos habilitados à final do Freio de Ouro 2012


Publicado em: 14/05/2012 às 08:10hs

Classificatória em Maringá habilita três à final do Freio de Ouro

A terceira semifinal da modalidade no ciclo integrou a programação da Expoingá que também sediou uma Exposição Morfológica Passaporte e o primeiro Simpósio do Cavalo Crioulo além de receber a mostra itinerante comemorativa aos 80 anos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Na disputa classificatória, o nível mediano dos conjuntos somado às adversidades climáticas e de estrutura resultaram em apenas três conjuntos (uma fêmea e dois machos) com média acima de 18. A prova foi disputada na pista do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro e o julgamento foi feito por Álvaro Dumoncel, Frederico Ormazabal Sastre e Hermes Dourado Filho.

Na avaliação de Dourado Filho, a prova teve um nível médio e se classificou quem teve maior iniciativa. “No geral os machos tiveram uma disputa melhor. As fêmeas tiveram problemas e somente a melhor conseguiu passar. Os machos fizeram uma prova normal, com destaque para o cavalo da ponta”. Segundo Dumoncel faltou regularidade às éguas. “A que se classificou estava bem conduzida”, disse, elogiando o ginete destaque da prova, Luiz Fernando Rodrigues. “Entre os cavalos, o primeiro é bárbaro e o segundo é bom e também mereceu”, finalizou o jurado.

Superação garantiu a vaga na final

Visivelmente emocionada, a expositora de Uchôa de São Pedro, Elizabeth Lemanski comemorou a vitória e creditou o resultado à superação da égua. “Isso tudo é resultado do nosso trabalho, da parceria com o ginete, com o veterinário, da nossa rotina de trabalho, com persistência e fé. E a égua, que é uma guerreira, e venceu depois de sair em último na Morfologia”, elogiou. “Não foi fácil mas nós estávamos confiantes e deu tudo certo”, definiu, em poucas palavras, o ginete Luiz Fernando Rodrigues.

O primeiro colocado entre os machos, Brazão da Roraima, foi muito elogiado pelos jurados e o seu desempenho reconhecido pelo proprietário. “Ele foi muito bem e o ginete também. O Brazão é um cavalo tranquilo e com bom temperamento mas, mesmo confiante, só me tranquilizo depois da última paleteada”, descreveu Fiorillo Menarim. “O cavalo vinha andando bem mas tivemos problemas no Bocal. Ainda bem que agora conseguimos a vaga e vamos seguir trabalhando forte para o Freio”, finalizou o ginete Fábio Gonçalves.

Fonte: ABCCC - Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos

◄ Leia outras notícias