Outros

Ciclo das lavouras americanas continua atrasado, mas clima é favorável

Enquanto agora 6% das lavouras de milho estão na fase de espigamento, no ano passado esse valor era de 46%


Publicado em: 12/07/2013 às 12:40hs

Ciclo das lavouras americanas continua atrasado, mas clima é favorável

O início do plantio de grãos nos Estados Unidos, entre abril e maio, foi muito prejudicado pelo frio e pelas chuvas intensas no Meio-Oeste. Por conta desse atraso, o ciclo das lavouras não está tão adiantado como deveria nessa época do ano. Até agora 6% das lavouras de milho encontram em fase inicial de espigamento, enquanto no mesmo período do ano passado esse valor era de 46%. Na soja a situação é muito parecida, o mês de julho começa com 10% das áreas em fase de florescimento e em 2012 cerca de 42% das lavouras estavam nesse estágio.

Porém, o atraso nos ciclos ainda não representa perdas, como foram observadas no ano passado. A seca nos Estados Unidos já tinha afetado 30% das lavouras de milho e 27% das de soja nesta mesma época do ano passado. Em 2013 as áreas com desenvolvimento ruim não passam dos 10%. Mesmo assim o alerta permanece, já que, segundo o agrometeorologista da Somar, Marco Antonio dos Santos, o percentual de lavouras americanas em excelentes condições está diminuindo semana após semana.

O sucesso da safra americana de grãos depende em grande parte das condições climáticas na segunda quinzena de julho e primeira quinzena de agosto. “Como o plantio foi efetuado num solo com excedente hídrico, qualquer estiagem que ocorra nesse período poderá afetar o potencial produtivo das lavouras”, explica Marco Antonio. O risco é grande, já que com muita água no solo a raiz das plantas não fica muito profunda e a falta de água na superfície do solo pode provocar prejuízos.

Nos próximos dias não há previsão para chuvas significativas na a faixa oeste dos Estados Unidos, são previstos volumes de chuvas abaixo dos 20 mm nos próximos 10 dias. Pelo menos as temperaturas continuam altas. As máximas ficam acima dos 35°C em todo Meio-Oeste americano e o calor é um ponto positivo para o desenvolvimento mais rápido das plantas. A aceleração do ciclo é muito importante, pois há o risco da colheita tardia enfrentar frio extremo entre setembro e outubro.

Fonte: Tempo Agora

◄ Leia outras notícias