Outros

Chuvas estancam perdas, mas clima preocupa

As chuvas registradas nos últimos dias beneficiaram lavouras do Sudoeste e do Oeste do estado que não recebiam água suficiente há quase dois meses


Publicado em: 18/01/2012 às 09:50hs

Chuvas estancam perdas, mas clima preocupa

A expectativa dessas regiões é que o clima continue colaborando e estancando as perdas na produção de grãos nos próximos dias. As avaliações oficiais apontam quebra entre 1,7 milhão e 2,5 milhões de toneladas e devem ser revistas nas próximas semanas.

 Alívio  - O volume de chuvas registrado nas lavouras ainda não é ideal, mas traz alívio aos produtores. Na Região Sudoeste, onde a situação era considerada grave, o volume acumulado de chuva foi, em média, de 100 milímetros nos últimos dias, conforme registros oficiais. Pato Branco precisa de umidade não só para o cultivo de verão, mas também para o plantio da safrinha (feijão, milho e soja). Na microrregião de Francisco Beltrão, apesar dos 98 mm de precipitação, os municípios seguem em situação de emergência pelo prejuízo consolidado registrado no campo. Na Região Oeste, Cascavel assiste a muitos produtores iniciarem o plantio da segunda safra do milho em razão das boas condições de umidade do solo após as chuvas, que chegaram a 150 milímetros. Mesmo assim, algumas lavouras, discriminadas pelo tempo, ainda sofrem com a estiagem. O problema da irregularidade, característica de ano de La Niña, deve prevalecer até o fim da safra.

 Previsão  - Nas demais áreas agrícolas do estado, também foram registradas chuvas expressivas, conforme o setor. Porém, o consenso entre técnicos e agricultores é que boa parte das lavouras não terá mais como recuperar seu potencial produtivo. A previsão para esta semana é de pancadas de chuva para todas as regiões. O sol, no entanto, também aparece. Uma equipe da Gazeta do Povo percorre o Paraná desde segunda-feira (16/01) para monitorar a fase inicial da colheita e as consequências da seca. O material será publicado nas edições das próximas quinta (19/01) e sexta-feira (20/01).

Fonte: Gazeta do Povo

◄ Leia outras notícias