Outros

Chuva melhora nível dos rios e leva alívio a produtores na maior parte do RS

Com volume superior a 50mm na maior parte do Estado, a chuva registrada nos últimos dias trouxe alívio aos produtores rurais gaúchos na maior parte do Rio Grande do Sul


Publicado em: 16/01/2012 às 11:20hs

Chuva melhora nível dos rios e leva alívio a produtores na maior parte do RS

Contudo, o quadro de seca — já superior a de 2005 — ainda é grave, principalmente no Noroeste, na Campanha e na Fronteira Oeste — nestas duas últimas, a chuva passou distante e não cai um pingo d’água desde o Natal.

Municípios do Noroeste, onde no último sábado o governador Tarso Genro anunciou um pacote de R$ 59 milhões, precisam de mais 50mm de chuva para garantir que a soja alcance o seu estágio de floração. Caso este volume não seja atingido nos próximos 10 dias, os produtores estimam que a perda atual de 40% possa chegar a 60%. A seca ainda prejudica a distribuição de água em propriedades rurais, como em Pejuçara, onde a prefeitura usa mangueiras para garantir o abastecimento mínimo das localidades.

No Norte, Vale do Taquari e Vale do Sinos, o acumulado aumentou o nível dos rios. Em Novo Hamburgo e São Leopoldo, o racionamento de água em vigor desde o final do ano passado foi suspenso. A chuva de 76mm na região de Passo Fundo diminuiu a preocupação dos municípios com o abastecimento de água, porém as perdas na agricultura e na produção de leite são irreversíveis.

A partir desta segunda-feira (16), Bagé adotará o racionamento, com a divisão da cidade em duas partes. Sem perspectiva de chuvas com precipitações significantes nos próximos dias, Santana do Livramento permanece com a medida adotada desde a semana passada em 50% do município.

Na Região Sul, apesar da chuva ter amenizado os efeitos da seca, pelo menos sete municípios devem decretar situação de emergência nos próximos dias.

Fonte: Zero Hora

◄ Leia outras notícias