Publicado em: 29/10/2012 às 09:45hs
A maior expedição por lavouras de soja já realizada no país vai começar na próxima segunda-feira, dia 29 de outubro, para acompanhar uma safra histórica. Até março de 2013, duas caminhonetes do Projeto Soja Brasil irão percorrer 11 estados brasileiros, conferindo o desenvolvimento das lavouras do plantio à colheita do grão, em uma safra que está estimada em 82,2 milhões de toneladas (fonte: Safras & Mercado). O telespectador do Canal Rural acompanhará o trajeto nos programas Bom Dia Campo, Mercado & Cia e Rural Notícias.
Na primeira rota, os participantes saem de Rondônia e percorrem Mato Grosso e Goiás. Neste trecho, estarão presentes representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) - Mato Grosso e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A equipe dos repórteres Luiz Patroni, Olmir Cividini e Pedro Silvestre registrará todas as informações exclusivas. Um veículo equipado com sistema de transmissão ao vivo acompanha o roteiro, trazendo as informações em tempo real.
O superintendente do Senar MT, Thiago Matosinho Correa, explica que o fato de a expedição acompanhar o plantio, o desenvolvimento e a cultura da soja é de suma importância para mostrar também os treinamentos realizados pela entidade: "As equipes passarão por locais onde estaremos realizando diversas intervenções com o produtor, ensinando-o a aplicar produtos, operar máquinas e evitar perdas".
O agrônomo Áureo Lantmann também fará uma consultoria técnica a quem assiste ou participa da expedição. O pesquisador pretende aplicar muitas das experiências desenvolvidas na Embrapa Soja, em Londrina, PR, para que o produtor e o telespectador possam ter suas dúvidas esclarecidas.
Primeira rota sai de Rondônia e passa por Mato Grosso e Goiás
Na primeira fase, a expedição começa em Vilhena (RO), apontada como a nova fronteira do plantio de soja e por ser rota de escoamento da safra para o norte do país. Logo depois, o destino é o maior produtor de soja do país. Mato Grosso terá 13 municípios percorridos que se destacam por vários fatores. A cidade de Campos de Júlio foi a primeira no Brasil a receber uma usina de etanol de milho. Sapezal é a região dos grandes produtores. Diamantino é considerado o berço da soja em Mato Grosso e abriga áreas de produção de soja em terras indígenas. Ipiranga do Norte tem maior assentamento de reforma agrária da América Latina.
Em Goiás, os municípios visitados serão Mineiros, Jataí e Rio Verde, onde a integração de soja e cana será um dos focos. Nas demais etapas, a expedição percorre os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Brasília, Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao total, serão cerca de 25 mil quilômetros percorridos até março.
A expedição já teve uma prévia nos Estados Unidos, em setembro, quando a equipe de jornalismo, acompanhada de representantes da Aprosoja Brasil, passaram pela chamada Corn Belt, região de referência na produção de grãos nos Estados Unidos. No portal RuralBR, o internauta confere o conteúdo do site especial do projeto www.projetosojabrasil.com.br e acessar a localização dos integrantes, fotos, vídeos e o blogs. É possível viajar pelo mundo da soja, acompanhando também as postagens diárias no facebook (facebook.com/projetosojabrasil).
Sobre o Projeto Soja Brasil
O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, do Senar Mato Grosso e da Aprosoja Brasil, com coordenação técnica da Embrapa. O apoio regional é do Senar Mato Grosso do Sul e do Senar Goiás. Tem o patrocínio de BASF, Mitsubishi Motors e Monsanto.
Fonte: Art Presse
◄ Leia outras notícias