Publicado em: 17/09/2012 às 19:40hs
Os números impressionam: desde 2008 o Brasil é país que mais utiliza insumos químicos na agricultura. Algumas substâncias químicas, proibidas ao redor do mundo, encontram mercado certo em lavouras brasileiras.
Estima-se que a cada dólar gasto na compra de agrotóxicos, o custo para o tratamento de um trabalhador intoxicado pode custar até U$ 1,28. Este é um valor subestimado, já que o IBGE levou em conta apenas as intoxicações agudas, não aquelas que já se transformaram em doenças crônicas. Ou seja, a cifra com o gasto para os cofres públicos só cresce.
Entidades como o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, gerido pela Fundação Oswaldo Cruz, o Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, registram milhares de casos de contaminação no país. Segundo a Organização Mundial da Saúde, para cada 50 quadros de intoxicação por agrotóxicos no mundo, apenas 1 é notificado.
No Brasil, são registrados 434 ingredientes ativos, que combinados resultam em aproximadamente 2400 fórmulas de agrotóxicos amplamente utilizados na agricultura brasileira. São inseticidas, fungicidas, herbicidas, nematicidas, acaricidas, formicidas... para citar apenas alguns, todos liberados pelo Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Ministério do Meio Ambiente. Das 50 substâncias mais utilizadas em terras brasileiras, 24 já foram banidas nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Ásia.
Solução Natural
O grande desafio dos agricultores não só do Brasil, mas do mundo todo é continuar produzindo alimentos seguros e saudáveis, sem comprometer o meio ambiente, de maneira natural. A solução pode parecer impossível, mas já existem técnicas de manejos e produtos que podem substituir os químicos. São soluções naturais e seguras, que não comprometem a saúde dos produtores nem do meio ambiente.
É o caso da Alltech Crop Science. Atualmente a empresa possui 23 produtos voltados para a Nutrição, Proteção e Performance dos cultivos. São produtos naturais e seguros, utilizados nas mais diversas culturas. Divididos por três linhas, o portfólio da linha Nutrição fornece os elementos essenciais para as plantas em complexação com aminoácidos de extrema qualidade, procedimento que confere rápida absorção e maior translocação dos nutrientes na planta. A Linha Proteção vem para completar a nutrição da planta, ou seja, uma planta bem nutrida fica mais protegida, naturalmente. Já a Linha Performance promove o maior desempenho dos cultivos, pois são precursores metabólicos naturais, capazes de estimular os componentes fisiológicos, potencializando o metabolismo e deixando a planta em condições equilibradas.
Fonte: Alltech Crop Science
◄ Leia outras notícias